Ibaneis e Filippelli se reúnem para buscar consenso. Jucá adia eleição

O presidente do MDB decidiu, nesta segunda-feira (29/04/2019), suspender as eleições para escolha do novo diretório regional do partido

Igo Estrela/Metrópoles

atualizado 29/04/2019 21:10

O presidente em exercício do MDB, Romero Jucá, decidiu na tarde desta segunda-feira (29/04/2019) suspender as eleições no Distrito Federal para a escolha do novo diretório regional do partido. O pleito estava marcado para o próximo dia 6 de maio. A medida atende a um pedido feito pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e pelo presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB).

Os líderes dos dois Poderes locais estavam incomodados com a falta de espaço dentro da legenda, hoje comandada pelo ex-vice-governador Tadeu Filippelli. E decidiram interceptar os planos do emedebista de assegurar, por meio do pleito do dia 6, a manutenção do controle total da sigla.

Além de suspender as eleições, Ibaneis e Rafael Prudente também pediram a dissolução do diretório do MDB-DF. Usaram como argumento “fato notório” de que o partido perdeu força na capital, o que tem dificultado o desempenho eleitoral de seus filiados, e também que a sigla não conseguiu eleger seus principais representantes, “mesmo concentrando quase todos os recursos em candidaturas específicas”.

Romero Jucá acatou os argumentos ao dizer que as alegações postas no pedido são “relevantíssimas”. Aceitou suspender as eleições, mas não dissolver o diretório, alternativa que ainda será considerada pelo corpo diretivo nacional.

“De fato, é absolutamente irrazoável que o governador e o presidente da Câmara Legislativa não tenham espaço no partido. Ao contrário, a participação deles é fundamental para o fortalecimento e progresso do partido. Além disso, é notório que o MDB perdeu espaço no Distrito Federal”, afirmou o presidente, na decisão.

0

O dirigente também ressaltou, no documento, a necessidade de a legenda retomar a “importância eleitoral de outrora”. “É importante destacar que a política tem passado por um processo de reflexão, pelo que essa oxigenação, com o ingresso de novos filiados e outsiders da política, é salutar e imprescindível para a renovação dos partidos.”

Encontro da conciliação?
Na noite desta segunda (29/04/2019), o atual governador se reunirá com Tadeu Filippelli, na casa do ex-vice-governador. O encontro foi proposto por Ibaneis, que, mesmo após demonstrar poder de fogo com apoio do diretório nacional, tentará uma saída no DF pela via da conciliação.

Últimas notícias