Ibaneis diz que vai mostrar à Justiça dados para a reabertura do comércio
A 3ª Vara Cível Federal do DF suspendeu a ampliação do funcionamento do comércio durante a pandemia do novo coronavírus

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse à coluna Grande Angular, na manhã desta quarta-feira (06/05), que dará conhecimento à Justiça sobre as atividades comerciais que têm previsão de reabertura para segunda-feira (11/05), assim como as regras que devem ser seguidas para evitar a disseminação do novo coronavírus.
“A Justiça quer saber o que vai abrir e o que será mantido fechado pelo decreto que temos pronto para editar. Não publiquei o decreto para não afrontar a Justiça”, afirmou Ibaneis. “Ela agora quer ter conhecimento e eu darei previamente a ela na visita de amanhã”, ressaltou.
O governador disse que a reabertura do comércio depende da avaliação do Poder Judiciário. “Tudo depende da Justiça”, declarou.
Entre no canal de WhatsApp da Coluna Grande Angular
Receba no seu email as notícias da coluna Grande Angular
Frequência de envio: Diário
Ver todasA magistrada também definiu que poderá rever o assunto após a visita de uma comissão ao Palácio do Buriti, agendada para as 10h desta quinta-feira (07/05). Na ocasião, o GDF deverá apresentar o plano de reabertura das atividades durante a pandemia do novo coronavírus.
A juíza federal quer ter acesso aos dados, com datas por bloco de atividades e regras sanitárias para cada ramo, referentes ao planejamento da retomada do comércio.
A decisão não alterou as permissões dadas anteriormente pelo GDF para que alguns setores abram as portas, como óticas, escritórios de advocacia, lojas de móveis e imobiliárias.
“O que mais importa nessa decisão é a averiguação por parte do Judiciário de que tudo que fizemos foi devidamente validado e não causou qualquer tipo de risco à população”, avaliou o governador.
Ibaneis adiou a reabertura de maior parte do comércio de 3 de maio para 11 de maio. O emedebista disse que, após reunião com representantes das áreas da saúde, mobilidade e planejamento, precisava de mais tempo para adequar o retorno das atividades. Nesta quarta-feira, o governador afirmou também que a retomada dos serviços depende da Justiça.
Leitos de UTI
O governador informou que o DF terá 800 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) até junho. A previsão é que a ocupação deve girar em torno de 30% a 35%.
Nesta quarta-feira (06/05), o Metrópoles mostrou que, em apenas sete dias, o número de pacientes com a Covid-19 internados em UTI cresceu 73%: eram 34 pessoas em leitos de UTI em 28 de abril e, nessa terça-feira (05/05), a quantidade saltou para 59.
Segundo Ibaneis, o DF adotou técnica de internar pessoas com o coronavírus na UTI antes do agravamento do quadro de saúde, o que gera impacto nos dados de ocupação dos leitos. “Mas isso está refletindo também no número de mortos. Nós estamos diminuindo a nossa curva de mortos. Temos uma morte a cada dois ou três dias”, assinalou.














