Empresa ligada à família de José Gomes assume serviço na Saúde

A Apecê, da mãe do deputado distrital, absorveu o trabalho que antes era realizado pela Dinâmica na secretaria

Felipe Menezes/MetrópolesFelipe Menezes/Metrópoles

atualizado 22/01/2020 13:32

A Apecê assumiu, em janeiro de 2020, o trabalho de manutenção e limpeza antes realizados pela Dinâmica nas unidades de saúde do DF. As duas prestavam serviços e, agora, a Apecê absorve as responsabilidades que eram da Dinâmica.

Ambas as empresas pertencem à família de deputados distritais. A Dinâmica Serviços é de parentes da ex-distrital Eliana Pedrosa (Pros) e do atual distrital Eduardo Pedrosa (PTC), seu sobrinho.

E a Apecê tem como sócia a mãe de José Gomes (PSB), Deuzamar Jansen Pereira. Os parlamentares não atuam nessas empresas.

Tanto a Dinâmica quanto a Apecê assinaram contrato emergencial com o GDF, em dezembro de 2018, para prestar serviço de limpeza nos hospitais por 180 dias ou até o fim do processo de contratação regular. A Ipanema também atua no setor.

O contrato da Apecê era de R$ 18 milhões e o da Dinâmica, de R$ 25 milhões. Com os acordos vencidos, as empresas passaram a receber por meio de verba indenizatória.

Em 2 de janeiro de 2020, a coluna Janela Indiscreta adiantou que a família Pedrosa, proprietária da Dinâmica e da Esparta Segurança, decidiu cancelar todos os contratos com o poder público, começando pelo GDF.

Suspensão

A Secretaria de Saúde chegou a lançar, no fim de 2019, uma dispensa de licitação para contratar emergencialmente empresa especializada em limpeza e conservação. As propostas seriam abertas em 3 de janeiro de 2020, mas a iniciativa foi suspensa.

Em nota, a pasta disse à coluna que há necessidade de sanar dúvida jurídica sobre a realização de nova cotação de preço, já que uma dispensa de licitação em andamento foi barrada pelo TJDFT.

E o processo regular para contratação do serviço está suspenso pelo TCDF desde agosto de 2019, segundo a pasta.

A Apecê não retornou o contato da reportagem. O deputado distrital José Gomes não quis se manifestar sobre o assunto sob justificativa de que não é ligado à empresa.

SOBRE O AUTOR
Isadora Teixeira

Formada pelo Centro Universitário Iesb, atua como repórter do Metrópoles desde 2017. Na editoria de Cidades, cobre assuntos políticos relacionados ao Distrito Federal

Últimas notícias