DF: para reabertura do comércio, frota de ônibus terá reforço de escolares

Governador apresentou à juíza federal Kátia Balbino plano para fortalecer o setor, como medida a fim de retomada de atividades na cidade

atualizado 11/05/2020 17:59

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou ter apresentador à juíza federal da 3ª Vara Federal Cível do DF, Kátia Balbino de Carvalho Ferreira, um plano para fortalecimento do transporte público na reabertura do comércio. A intenção do GDF é ampliar a permissão de funcionamento para mais atividades nesta segunda-feira (18/05).

O chefe do Executivo local informou sobre a medida durante visita ao Hospital de Campanha no estádio Mané Garrincha, na tarde desta segunda-feira (11/05) para pacientes vítimas do novo coronavírus. A unidade vai começar a funcionar no próximo dia 20 de maio.

Segundo o governador, será aumentada a quantidade de ônibus a partir da utilização dos veículos de transporte escolar, que estão parados devido à suspensão das aulas. “A gente aumenta tanto no período da vinda quanto no período do retorno desses trabalhadores, exatamente para evitar que haja superlotação dentro dos ônibus”, afirmou.

0

Haverá também uma redução do número de passageiros para cada veículo. “Vamos estabelecer um percentual de pessoas que podem transitar em pé. Um número menor de pessoas em pé exatamente para evitar aglomerações”, pontuou.

A juíza federal suspendeu a ampliação do funcionamento do comércio na quarta-feira da semana passada (06/05). A magistrada vai reanalisar o caso após colher dados do GDF e da União que indiquem segurança para o retorno das atividades.

Na última quinta-feira (07/05), Ibaneis, a juíza federal e integrantes do governo federal e dos ministérios públicos se reuniram para discutir a retomada do comércio e de outras atividades no DF.

Últimas notícias