metropoles.com

DF Legal descobre 50 festas clandestinas marcadas para o Carnaval de 2021

A secretaria tem recebido denúncias e promovido pesquisas nas redes sociais para identificar eventos que não têm autorização

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Operação do DF Legal
1 de 1 Operação do DF Legal - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A partir de denúncias recebidas e de pesquisa nas redes sociais, a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) descobriu que há aproximadamente 50 festas clandestinas marcadas para o Carnaval de 2021. O trabalho de monitoramento ainda está em andamento e, por isso, o número deve crescer.

O Governo do DF (GDF) proibiu a realização de festas, eventos ou blocos carnavalescos na capital federal entre os dias 12 e 21 de fevereiro de 2021, em razão da pandemia do novo coronavírus. O decreto sobre o tema foi publicado no Diário Oficial do DF, nesta quinta-feira (11/2).

A multa para quem fomentar, incentivar ou realizar festas de Carnaval será de, no mínimo, R$ 20 mil. Os culpados ainda podem receber outras punições administrativas e legais.

Secretarias e órgãos que compõem a equipe de força-tarefa de fiscalização estão orientadas a multar quem desobedecer as medidas anunciadas para evitar o avanço da Covid-19, segundo o DF Legal.

Para fazer a ronda em bares, restaurantes, clubes recreativos e festas clandestinas, a pasta atuará com nove equipes distribuídas das 8h às 3h, entre sexta-feira (12/2) e a próxima quarta-feira (17/2).

“Serão fiscalizados bares, restaurantes e similares para que obedeçam a determinação imposta pelo decreto. O mesmo valerá para os que fomentarem e incentivarem a aglomeração de pessoas, como as festas clandestinas, já que se trata de crime sanitário”, pontuou.

O DF Legal ressaltou que “bares e restaurantes continuam autorizados a terem apresentação de música ao vivo, desde que continuem a obedecer as medidas previstas nos decretos anteriores, como limite de 50% de ocupação e a proibição de que clientes levantem para dançar”.

Quem tiver informações sobre eventos sem autorização pode denunciar por meio da Ouvidoria, no número 162, ou pelo telefone 190.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?