Datafolha: Eliana tem 15% dos votos. Rollemberg, a maior rejeição

Pesquisa encomendada pela TV Globo e Folha de S.Paulo revela empate técnico entre os três primeiros colocados

HUGO BARRETO/METRÓPOLESHUGO BARRETO/METRÓPOLES

atualizado 22/08/2018 8:06

Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada desta quarta-feira (22/8) aponta Eliana Pedrosa (Pros) com 15% das intenções de voto para o Governo do Distrito Federal. Em seguida, Rodrigo Rollemberg (PSB) aparece com 14% e Rogério Rosso (PSD) reúne preferência de 13% dos eleitores.

Alberto Fraga, do DEM, está na quarta colocação com 8% dos votantes. Uma parcela de 5% dos eleitores prefere o general Paulo Chagas, do PRP. Fátima Sousa (PSol) e Miragaya, do PT, têm 3% das intenções de voto no DF. Alexandre Guerra, do Novo, e Ibaneis Rocha, do MDB, estão com 2%. Guillen, do PSTU, e Renan Rosa (PCO) alcançam percentual de 1%.

Como a margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos, a leitura do cenário medido pelo Datafollha no DF é de empate técnico entre os três primeiros candidatos, ou seja, Eliana Pedrosa, Rollemberg e Rogério Rosso.

A pesquisa, encomendada pela Folha de S. Paulo e TV Globo, foi realizada entre os dias 20 e 21 de agosto, quando foram ouvidos 919 eleitores de todas as regiões administrativas do Distrito Federal.

De acordo com a versão espontânea do levantamento – quando o pesquisador não sugere os nomes dos candidatos, mas apenas pergunta em quem o eleitor pretende votar –, Rollemberg aparece com 8%, seguido por Eliana Pedrosa (4%), Alberto Fraga (3%), Rogério Rosso (3%), Alexandre Guerra (1%), Fátima Sousa (1%), General Paulo Chagas (1%), Ibaneis (1%) e Miragaya (1%).

Brancos e nulos
Um total de 24% dos eleitores respondeu que vai votar branco ou nulo e outros 8% disseram não saber em quem votar quando estimulados com os 11 candidatos que se apresentaram à disputa pelo Palácio do Buriti.

No caso da pesquisa espontânea, 16% declararam que vão optar pelo branco ou nulo e um conjunto de 57% afirmou não saber ainda em quem votar.

Rejeição
Entre os 11 candidatos ao GDF, o campeão de rejeição é o governador Rodrigo Rollemberg. Um total de 49% dos entrevistados respondeu que não votaria nele de jeito nenhum. A segunda maior rejeição é ao nome de Alberto Fraga (28%), seguida por Eliana Pedrosa (21%), Rogério Rosso (19%), Miragaya (16%). Alexandre Guerra é quem apresenta a menor rejeição entre todos os postulantes, de apenas 1%.

Confira o ranking:

Pesquisa estimulada para governador:

Eliana Pedrosa (Pros): 15%
Rodrigo Rollemberg (PSB): 14%
Rogério Rosso (PSD): 13%
Alberto Fraga (DEM): 8%
General Paulo Chagas (PRP): 5%
Fátima Sousa (PSol): 3%
Miragaya (PT): 3%
Alexandre Guerra (Novo): 2%
Ibaneis Rocha (MDB): 2%
Guillen (PSTU): 1%
Renan Rosa (PCO): 1%
Brancos/Nulos: 24%
Não sabe: 8%

Pesquisa espontânea para governador (quando o pesquisador não sugere os nomes dos candidatos, mas apenas pergunta em quem o eleitor pretende votar):

Rodrigo Rollemberg (PSB): 8%
Eliana Pedrosa (Pros): 4%
Alberto Fraga (DEM): 3%
Rogério Rosso (PSD): 3%
General Paulo Chagas (PRP): 1%
Fátima Sousa (PSol): 1%
Miragaya (PT): 1%
Alexandre Guerra (Novo): 1%
Ibaneis Rocha (MDB): 1%
Brancos/Nulos: 16%
Não sabe: 57%

SOBRE O AUTOR
Lilian Tahan

Dirige desde setembro de 2015 o site de notícias Metrópoles. É formada em comunicação social pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em jornalismo digital e gestão de empresa de comunicação pela ISE Business School, instituição vinculada à Universidade de Navarra, na Espanha. Antes do Metrópoles, trabalhou por 12 anos no Correio Braziliense e dois anos na revista Veja Brasília. Ao longo da carreira, conquistou prestigiados prêmios de jornalismo, como Esso, Embratel, CNT, CNI, AMB, MPT, Engenho.

Últimas notícias