Crítico das redes sociais, Jaron Lanier é atração do Sebrae Inova Digital

O norte-americano irá encerrar a programação do evento no dia 14 de novembro. Palestra on-line será gratuita. Saiba como participar

atualizado 19/10/2020 8:25

Jaron Lanier Divulgação

Estrela do universo digital e crítico do poder manipulador das redes sociais, o cientista da computação Jaron Lanier é uma das atrações confirmadas do Sebrae Inova Digital. O norte-americano encerra a programação do evento – on-line e gratuito – no dia 14 de novembro, às 10h40.

Lanier propõe o debate sobre os perigos do uso da internet. Ele é autor do livro Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais e um dos entrevistados do documentário O Dilema das Redes, lançado em setembro pela Netflix.

No livro, publicado no Brasil em 2018, ele argumenta que os anúncios comerciais ganharam uma nova dimensão com o desenvolvimento da internet. Deixaram de ser apenas a exposição de um produto e se transformaram em engrenagem de algoritmos que modificam o comportamento de milhões de pessoas diariamente, sem que ninguém perceba.

Pioneiro da realidade virtual, o norte-americano defende, desde os anos 1990, que a internet deveria ser bem público comum, onde as pessoas pudessem depositar e compartilhar conhecimento.

Durante a apresentação no Sebrae Inova Digital, Lanier irá abordar assuntos como a utilização da rede para controlar a vida das pessoas, monitorar dados de usuários e criar padrões de consumo. Também estarão na pauta meios para escapar dos algoritmos.

As inscrições para acompanhar a palestra de Jaron Lanier são limitadas e devem ser feitas na página do Sebrae Inova Digital.

Compartilhamento de dados

Ex-diretora de desenvolvimento de negócios da Cambridge Analytica, Brittany Kaiser é outra atração do Sebrae Inova Digital. No livro Manipulados, ela detalha como funcionava a operação da empresa britânica, que foi fechada por obter ilegalmente dados de milhões de pessoas e utilizá-los indevidamente para beneficiar clientes da firma.

Kaiser revela na publicação como a política relaxada do Facebook e a falta de leis que regulamentem a coleta de dados permitiu que a empresa conhecesse a fundo os usuários, separando pessoas em grupos para que pudessem manipulá-las mais facilmente. O trabalho da Cambridge Analytica teria provocado distorções no mercado e na política, especialmente da campanha de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos em 2016.

Cofundadora da Own Your Data Foudantion, Kaiser é umas das principais personagens do documentário Privacidade Hackeada, lançado pela Netflix.

A palestra de Brittany será em 12 de novembro, primeiro dia do evento que reúne personalidades que irão falar sobre empreendedorismo, marketing digital e privacidade de dados.

Alternativas fora da rede

Os empresários Flávio Augusto e Caio Carneiro promoverão a primeira palestra do Sebrae Inova Digital. Na abertura do evento, os dois discutirão alternativas para empreender fora do ambiente digital.

Flávio nasceu e cresceu na periferia do Rio de Janeiro. Aos 19 anos, começou a trabalhar em uma escola de idiomas e usava fichas telefônicas e um orelhão para vender os cursos. Em pouco tempo virou diretor regional comercial da empresa e aos 23 anos decidiu pegar um empréstimo e abrir uma escola de inglês própria. Em um ano, a Wise UP rendeu R$ 1 milhão.

Caio Carneiro é natural da Granja Viana, na Grande São Paulo, e destacou-se por ter conquistado seu primeiro milhão aos 25 anos, em 2012, época em que atuava como revendedor de uma empresa americana especializada em produtos como energéticos, barras de cereais e sucos naturais. Caio ganhou notoriedade após publicar o livro Seja Foda.

Sebrae Inova Digital

O Sebrae Inova Digital é um evento gratuito e foi idealizado com base na experiência do Sebrae Capital Digital, evento que reuniu, em 2019, mais de 800 pessoas interessadas em se aprofundar em temáticas relacionadas ao marketing digital e ao empreendedorismo.

A iniciativa, gratuita, será realizada de forma totalmente virtual entre os dias 12 e 14 de novembro. A abertura do evento será realizada no dia 12, às 19h.

As inscrições para o evento são limitadas e podem ser feitas na página do Sebrae Inova Digital. Por lá é possível conferir toda a programação.

Últimas notícias