Coronavírus: veja locais e como será a testagem em massa no DF

Pontos de atendimento no Plano e em Águas Claras funcionarão em esquema de drive-thru. Público-alvo são pessoas com sintomas de gripe

Profissionais da Saúde de máscaras e ao lado de um carro vermelhoRafaela Felicciano/Metrópoles

atualizado 20/04/2020 16:01

A testagem em massa de pessoas para detectar o coronavírus, que tem início nesta terça-feira (21/04), dia do aniversário de Brasília, será por meio de drive-thru. A ideia é evitar aglomerações e reduzir a transmissão da doença. A Secretaria de Saúde vai aplicar cerca de 100 mil testes neste momento inicial.

A primeira fase da iniciativa será voltada às áreas do Plano Piloto e de Águas Claras, onde há maior incidência dos casos da doença. O grupo prioritário para testagem serão as pessoas com sintomas de gripes, incluindo febre.

Elas devem apresentar os sintomas há, no mínimo, sete dias, de acordo com especificações técnicas dos fabricantes dos testes. Todos os usuários precisam levar documento de identificação e comprovante de residência.

Confira os locais de testagem:

Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em pontos específicos do Plano Piloto e de Águas Claras. São eles;

– Unieuro Águas Claras

– Uniplan Águas Claras

– Residência Oficial do Governador

– Estádio Nacional de Brasília Mané Garricha

– Estacionamentos do Parque da Cidade

A previsão é que mais pontos de testagem sejam abertos nos próximos dias.

Como vai funcionar

– Todos serão cadastrados na entrada do drive-thru e passarão por triagem de temperatura feita pelo Corpo de Bombeiros, por meio de câmeras térmicas. Aqueles que não apresentarem sintomas não farão a testagem.

– O atendimento ocorrerá por ordem de chegada, dentro do veículo, sendo proibido descer sem orientação da equipe de saúde.

– Também é recomendado que a população utilize máscaras faciais já na saída do domicílio, e que cada carro tenha, no máximo, quatro pessoas.

– Todos os profissionais de saúde e de apoio estarão utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs) em todas as etapas do drive-thru.

 

Últimas notícias