metropoles.com

Cemitério de veículos no Parque Ecológico Burle Marx será desativado

O GDF pretende iniciar, na terça-feira (23/2), a transferência dos 1.602 veículos atualmente guardados no depósito do Detran

atualizado

Compartilhar notícia

José dos Reis de Matos/Brasília Ambiental
Carros guardados em cemitério no Parque Burle Marx
1 de 1 Carros guardados em cemitério no Parque Burle Marx - Foto: José dos Reis de Matos/Brasília Ambiental

O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a retirada de 1.602 veículos do depósito do Departamento de Trânsito (Detran) localizado na poligonal do Parque Ecológico Burle Marx, no Noroeste. A operação está prevista para iniciar na próxima terça-feira (23/2).

A unidade de conservação tem uma das maiores áreas de cerrado da cidade, considerada um corredor ecológico entre o Parque Nacional de Brasília e o Lago Paranoá.

Em 2016, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) autuou o Detran por ocupação irregular da área. No ano anterior, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu ao órgão que fossem adotadas providências cabíveis em relação ao local e recomendou apuração de “prática de atos lesivos ao patrimônio público ambiental e cultural”.

Quase cinco anos depois, o Ibram, a Secretaria de Governo (Segov), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Detran se unem para desocupar o depósito. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), a Polícia Civil e a Polícia Militar também integram a força-tarefa.

Novo local

Os automóveis serão transferidos para o Parque Rodoviária do DER, localizado na DF-001, segundo o GDF. A mudança de endereço visa atender a uma solicitação dos órgãos ambientais para cumprir exigências referentes ao bairro Noroeste, como a execução da compensação ambiental e florestal da área.

“A retirada desses veículos só trará benefícios à população, como o aproveitamento do parque pelos cidadãos e também a possível redução dos casos de dengue na cidade”, disse José Humberto Pires, secretário de Governo.

O presidente do Brasília Ambiental, Cláudio Trinchão, classificou a ação como “importante avanço ambiental”. “Estamos falando de uma ocupação histórica que, depois de décadas, será removida com um esforço conjunto do GDF. A retirada desses veículos da Unidade de Conservação é um anseio antigo e representa grande conquista para a sociedade”, frisou.

A subsecretária de Políticas Públicas da Secretaria de Governo (Segov), Meire Mota, informou que o novo espaço destinado aos automóveis foi “preparado e planejado com objetivo de não causar danos ambientais e atender à população de maneira adequada”.

O Detran pretende utilizar guinchos e empilhadeiras para a transferência dos veículos de endereço.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?