Com PPP a caminho, DF vai se livrar de mil carros abandonados nas ruas

Segundo levantamento da Secretaria de Segurança Pública, atualmente existem milhares de carcaças de veículos espalhadas pela capital

atualizado 20/01/2021 1:24

carro abandonadoGustavo Moreno/ Especial Metrópoles

Com a concessão da gestão à iniciativa privada dos pátios de carros abandonados, a expectativa é que os estacionamentos do DF e ruas fiquem livres dessas carcaças.

O descarte de veículos em espaços públicos é um problema antigo da capital, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Atualmente, existem cerca de mil espalhados em todas as regiões administrativas.

Em algumas quadras é possível encontrar mais de um automóvel, como na 203 Norte, onde pelo menos três automóveis abandonados ocupam vagas na quadra residencial. Veja fotos abaixo:

0

Só em 2020, a operação DF Livre de Carcaças, coordenada pela SSP, retirou 442 veículos dos estacionamentos públicos em 20 regiões administrativas. Segundo a pasta, o principal objetivo é combater focos do mosquito da dengue. Os carros são abandonados são identificados pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF), que é parceiro da operação.

Foi o que aconteceu com um Pálio estacionado na 406 Norte. “Um dia apareceram agentes do Detran e inspecionaram o carro, mas não o levaram”, conta o porteiro do prédio ao lado, Francisco das Chagas.

O comerciário Jaime Oliveira, que trabalha na quadra, afirma que o veículo está parado há pelo menos cinco anos. “O carro sempre está aqui, incomoda um pouco porque ocupa uma vaga”.

Os que são recolhidos vão para os cemitérios de carros, que ainda são administrados pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Com a licitação da última sexta-feira (15/1), a manutenção dos locais passará para a gestão da iniciativa privada.

0

A Asa Sul também tem veículos abandonados. Na 102 Sul há um carro há tanto tempo parado que já se criou musgos no asfalto abaixo do veículo, que está com lanternas e retrovisores quebrados, além dos pneus furados. Na 305 Sul, um veículo está parado há anos, segundo um comerciante que trabalha no local mas preferiu não se identificar.

0

Atualmente, nos pátios do Detran-DF, há 7.180 veículos recolhidos. A SSP pede ajuda da população para localizar carcaças e carros abandonados. Basta enviar a dica – se possível com foto – no e-mail da pasta: [email protected]

Veja fotos de outros carros abandonados no DF:

0

Últimas notícias