metropoles.com

Confira como está a “relação” do seu time com o VAR

Descubra qual time mais se beneficiou no Brasileiro com a tecnologia e aqueles que querem esquecer o VAR

atualizado

Compartilhar notícia

ROBERTO ZACARIAS/MAFALDA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
AVAÍ X PALMEIRAS
1 de 1 AVAÍ X PALMEIRAS - Foto: ROBERTO ZACARIAS/MAFALDA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Um dia após erguer a taça da Libertadores, o Flamengo conquistou o título do Brasileirão 2019. Essa foi a primeira edição do Campeonato Brasileiro com o uso do VAR. A tecnologia vem dando o que falar no mundo do futebol. Defendido por uns e contestado por outros, o VAR não é unanimidade. Mas será que o árbitro de vídeo interferiu na ponta da tabela do Brasileirão? Qual time mais se “deu bem” com a tecnologia? E qual foi o mais foi “prejudicado”?

Vamos analisar!

Até a 33a rodada, os árbitros mudaram 166 vezes sua decisão de campo, graças ao VAR. Um número muito alto, média de uma alteração a cada dois jogos. Para se ter um parâmetro, na Copa do Mundo, a média era de uma revisão a cada 3,7 jogos. Em outras palavras, os árbitros no Brasileirão erraram 166 vezes e o VAR corrigiu. Só não é 100% verdade, porque o VAR também errou.

Abaixo estão todas as mudanças do campeonato até a rodada 33.

Tabela das mudanças de decisão:
46 Gols anulados
24 Gols concedidos
49 Pênaltis marcados
13 Pênaltis desmarcados
22 Cartões vermelhos aplicados
7 Cartões vermelhos cancelados
5 Erros de identificação corrigidos

Muitos diziam que o Flamengo era o time mais “beneficiado” pela arbitragem. Porém, a análise dos dados do VAR mostra outra coisa. Foram sete mudanças de decisão a favor do Rubro-Begro e oito contra, com saldo de -1. A equipe que teve mais mudanças a seu favor foi o Vasco, com 15. Já o clube que teve mais marcações contrárias foi o Athletico-PR, com 14.

No balanço geral, entre marcações pró e contra, o saldo mais positivo é o do Vasco, com saldo de nove decisões favoráveis. O time mais “prejudicado” pelo VAR é o Fortaleza, com saldo de -5.

Confira a tabela abaixo!

Moisés Dias/Metrópoles

Seis mudanças de decisão não foram levadas em consideração por não serem favoráveis e nem contrárias às equipes (os cinco erros de identificação e o cartão amarelo aplicado no Gre-Nal para as duas equipes).

Ano que vem será um ano importantíssimo para a aceitação do VAR. Não caberá mais o argumento de que é uma novidade. Vai ter que funcionar e com critério! Este ano, a arbitragem deixou a desejar. Como vimos, foram muitos erros cometidos pelos árbitros, mas o VAR também vacilou algumas vezes.

Sobre as mancadas do VAR? Aguardem o próximo texto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?