Você sabe o que é posse responsável de um pet? Confira

Pouco falada, a posse responsável é vital para dar qualidade de vida e dignidade ao animal

atualizado 17/09/2020 11:14

Cachorro com dono Rasulovs, Istock

A posse responsável é, sem dúvida nenhuma, um dos critérios mais importantes para quem deseja adotar um cachorro. Afinal, cuidar de um cãozinho é muito mais do que manter ele aquecido e com comida na tigela, não é mesmo?

Hoje, no Brasil, há um grande número de cachorros em situação difícil e que precisam de um lar com amor e carinho. Porém, é importante também entender o que deve ser levado em consideração para que esta adoção possa ocorrer de maneira racional e positiva.

As responsabilidades ao adotar um cachorro, são inúmeras. É claro que entre um cão abandonado na rua ou dentro da sua casa, é muito melhor que ele esteja protegido em um lar. Contudo, é importante também entender que a posse responsável é vital para dar qualidade de vida e dignidade ao animal.

A posse responsável se resume em oferecer condições de vida ao cão, de modo que ele tenha saúde, conforto, segurança e, claro, possa praticar exercícios de maneira regular para ter um gasto de energia equilibrado. Sempre que você for adotar um cachorro, mesmo que ele seja o seu primeiro animal de estimação, você não pode se deixar levar somente pelas questões emocionais. É preciso, também, considerar as questões racionais com um peso maior.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias