As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Adestrar um cachorro em casa? Conheça os mitos e verdades sobre o assunto

Com dicas simples, é possível tornar os pets mais calmos e obedientes sem sair de casa

atualizado 11/09/2020 11:17

Cachorro sendo adestradoRafaela Felicciano/Metrópoles

Criar uma comunicação eficiente para ter um cachorro calmo e educado é possível, desde que você não caia nos mitos do adestramento de cães. Para ser bem-sucedido nesse treinamento, é importante seguir apenas as técnicas eficazes, estabelecendo uma relação adequada para que o animal possa compreender e respeitar as ordens do tutor.

Descubra quais são as que realmente funcionam para adestrar cachorros e incentivar as atitudes positivas dos pets com as orientações de veterinários especializados em comportamento canino do Vet Quality Centro Veterinário 24h.

Preciso de um adestrador profissional

Mito. “Não é preciso contratar um adestrador profissional para ensinar os ‘truques’ mais simples aos cães, como sentar e ficar, embora o investimento em algumas aulas para que você possa dar continuidade seja uma boa opção. Agora, para resolver problemas temperamentais, como medo e agressividade caninos, é recomendado contratar um especialista para que ele receba um tratamento adequado.”

É possível adestrar cachorros filhotes

Verdade. “É possível e recomendado começar o treinamento dos animais de estimação quando eles ainda são pequenos, mas lembre-se que eles possuem uma capacidade limitada de aprendizado e concentração nessa fase. Desde o início, ensine-o o próprio nome, chamando-o e associando a resposta a um carinho ou um brinquedo. Já nos primeiros meses, o que você pode fazer é não dar atenção para os hábitos indesejados, como latir ou chorar, e ajudá-lo a se ambientar ao local onde deve fazer as necessidades, levando-o até lá a cada duas horas e após as refeições.”

Leia a matéria completa no portal Alto Astral.

Mais lidas
Últimas notícias