Saiba o momento ideal de levar um filhote da ninhada para casa

Saber esperar a hora certa para separar o pet da mãe e dos irmãos pode ser essencial para que ele cresça sem traumas

atualizado 07/02/2020 21:03

Foto: Getty Images

A ansiedade para levar um filhote para casa é enorme. Sejam adotados ou adquiridos em canis especializados, a vontade de tê-los na rotina é grande e, algumas vezes, as pessoas querem pegar o filhote logo. Porém afastá-lo da mãe e da ninhada antes do tempo pode prejudicá-lo em mais aspectos do que se imagina.

É importante ressaltar que o psicológico do cão funciona diferente do humano. Se o processo for levado de forma natural, sem maus tratos e com o tempo certo, a tendência é que o cão não crie traumas, pois os cães vivem o presente, não o passado.

A insegurança é normal no início, pois o ambiente, os cheiros e as pessoas são novos. Mas, se tratados com carinho, disciplina e atenção, a tendência é que se adaptem rapidamente no dia a dia da família sem maiores transtornos.

Quando levá-lo para casa?

Há quem diga que o prazo ideal para retirar um cão da ninhada é de 40 dias. Mas este prazo é questionável, principalmente quando se considera a amamentação, sociabilização e interação do cão, que são aprendidos com a mãe.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias