Nem cão, nem gato! Cinco pets diferentes para ter em casa

Quer fugir do "tradicional"? Confira uma seleção de bichinhos que podem fazer a alegria do seu lar

Reprodução/UnsplashReprodução/Unsplash

atualizado 03/09/2019 14:30

Fato comprovado: gatos e cachorros comandam os lares brasileiros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, 44,3% dos lares apresentam pelo menos um desses dois animais. Atualmente, são cerca de 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de felinos espalhados pelas casas de todo o país.

Mas nem tudo se resume ao mundo de quatro patas. Para aqueles que estão pensando em adotar um pet e desejam fugir do tradicional, o Metrópoles selecionou 5 opções diferentes de pets para o ambiente doméstico. Com certeza, alguns deles você nem fazia ideia que poderiam ser criados de pertinho.

Confira!

1 – Furões

Dóceis, companheiros e cheios de energia, os furões (ou ferrets) são animais que você pode ter em casa. Ao contrário do que muitos pensam, os bichinhos têm uma personalidade muito diferente dos roedores, se assemelhando aos gatos. Eles amam brincar, interagir e podem ser criados em gaiolas. No entanto, vale prestar atenção: precisam sair no mínimo uma vez por dia. Se não quer gastar muito, já não são boa alternativa, pois têm um custo de manutenção alto.

 

2 – Coelhos

Com mais de 40 raças no mercado, os coelhos são animais fofos, silenciosos e que ocupam pouco espaço. Aos futuros tutores que têm a vida corrida e trabalham por muito tempo, podem ser a escolha ideal.

Por serem independentes, podem se virar muito bem sozinhos, com espaço e os acessórios ideais para seu bem-estar, é claro. E o melhor: mesmo que precisem de consultas no veterinário, são animais com um custo de vida baixo.

3 – Cacatuas

Amorosas e companheiras, as cacatuas são pássaros exóticos, inteligentes e curiosos. Muitas pessoas comparam o comportamento dessa espécie ao dos cães. Por essa razão, precisam de muita atenção e cuidado. Além disso, a dieta delas requer ração especial para a espécie, frutas e legumes.

4 – Peixes

Por não precisarem de muita atenção e serem mais fáceis de cuidar, os peixes são animais escolhidos com frequência para serem dados de presente por pais aos seus filhos. Cuidar desses animais não é assim tão simples. É necessário estar atento a detalhes do aquário e até mesmo da filtragem da água.

5 – Porquinhos-da-índia

Esses pequenos roedores ocupam pouco espaço, são simpáticos, dóceis e podem criar fortes laços afetivos com seus donos. Os porquinhos-da-índia podem ser criados em gaiolas,  ambientes de fácil limpeza. Mas, como todo e qualquer ser vivo, requer cuidados especiais com a alimentação e higiene para que tenham longevidade.

SOBRE O AUTOR
Zilá Motta

Graduanda em jornalismo no Centro Universitário Iesb, tem experiências como repórter e social media. Apaixonada pelo mundo pet, está atualmente como estagiária na coluna É o Bicho!

Últimas notícias