Curiosidade: por que os cães comem grama?

Se o animal come grama com frequência e acaba vomitando logo em seguida, é sinal de que tem algo errado com o cãozinho

atualizado 25/05/2020 11:35

cachorro no jardim Foto: Nature-Pix/Pixabay

Embarcar na aventura de ter um cãozinho em casa é sempre desafiador e prazeroso, com isso, muitos tutores acabam tendo dúvidas sobre o comportamento dos pets e recorrem a internet para solucionar diversas dúvidas. Com isso, o site CyberPet publicou uma lista das dez perguntas mais procuradas por tutores no Google.

As questões variam entre medicações, comportamentos específicos e até mesmo tutoriais sobre como cortar a unha dos cães em casa, mostrando que a missão de ser “mãe ou pai” de pet não é tão simples quanto parece. Em sexto lugar no ranking dos questionamentos está se os cães podem comer grama e porque os peludos desenvolvem esse comportamento.

Em um bate-papo com o Metrópoles, a médica-veterinária, Camila Maximiano, apontou os quatro principais motivos que levam os cãezinhos a terem o hábito de comer grama. Saiba mais:

1 – Forçar o vômito

De acordo com a veterinária os cãezinhos podem buscar comer a grama para tentar forçar o vômito e isso ocorre pois o animal pode estar com náuseas. “ A grama acaba causando um desconforto neles, por isso os cães vomitam logo em seguida após ingerirem o vegetal. E essas náuseas podem vir de algo que ele comeu, como a ração, ou pode ser sinal de que ele está com algum tipo de verminose e isso está gerando incômodo nele”, afirma Camila.

2 – Problemas gastrointestinais

A veterinária conta que o animal pode estar ingerindo grama pois pode estar com algum problema gastrointestinal. “Ao ingerir a grama ele está buscando uma solução para o incômodo que ele está sentindo por conta própria, pois às vezes ele tem alguma sensibilidade. E se ele está ingerindo a grama com frequência, isso é o indicativo de uma gastrite crônica, por exemplo”, aponta.

3 – Leve o animal ao veterinário

Camila indica que comer grama não é um hábito que os cães têm quando estão saudáveis, logo, é muito importante que o tutor leve o animal ao veterinário para entender qual é a causa do problema. “Se ele está comendo muita grama e vomitando com frequência, é essencial a ida ao veterinário, até mesmo para identificarmos e descartarmos algumas possíveis doenças”.

4 – Comer grama faz mal?

Ao ingerir a grama e dependendo de onde o animal está buscando essa grama para comer, o cãozinho pode contrair algum tipo de verme na hora de ingerir aquele matinho. “Não tem nada de errado em o cão comer a grama. No entanto, não é recomendado que ele coma pois ele pode contrair outras verminoses, o que pode ser perigoso, por isso o tutor deve buscar vermifugar o animal”, finaliza.

Últimas notícias