Curiosidades sobre os cães da raça cocker spaniel inglês

Os cockers são queridos no mundo todo e a raça ganhou destaque e popularidade após o filme A Dama e o Vagabundo

pets cachorroReprodução/Unsplash

atualizado 04/04/2020 9:02

Com um as orelhas compridas, pelo sedoso e um olhar um pouco cabisbaixo, os cachorros da raça cocker spaniel inglês possuem admiradores por todo o mundo. No Brasil, o cãozinho se encontra na 16º posição do ranking das raças mais populares do país, feito pela Dog Hero.

Pensando no charme desse cãozinho, o Metrópoles separou 10 curiosidades incríveis sobre a raça. Confira:

1 – Ele surgiu na Espanha

O cocker spaniel inglês surgiu na Espanha, durante o século 17, mas no decorrer do tempo o cãozinho se popularizou por toda a Europa, se tornando um “queridinho” entre os ingleses. Esse cãozinho era utilizado para a caça e dividido entre dois tipos, os que caçavam na terra e na água.

2 – Springer x Cockers

Por seu importante desempenho na caça terrestre e aquática, os cocker spaniels eram utilizados em jogos de caça durante a primavera. Na época, o cãozinho era separado por tamanho. Os maiores eram chamados de springers e os menores de cockers.

3 – Teimoso e inteligente

Esses cãezinhos podem ser teimosos e em parte isso acontece por serem animais bastante inteligentes. A raça ocupa a 18º posição no ranking de inteligência canina formulado por Stanley Coren. Eles também costumam se destacar em competições de agilidade e obediência, pois têm facilidade em aprender comandos. Além disso, são ótimos companheiros para os esportes em família.

4 – Tem uma grande variedade de cores

Diferente de muitas raças que possuem poucas cores padrão, o cocker spaniel inglês pode apresentar até 18 cores. Todas as variações na aparência do cãozinho estão de acordo com o American Kennel Club (AKC), organização que determina os padrões das raças caninas. Logo, esse cachorrinho pode ser preto, dourado, chocolate, cinza, castanho e uma mistura dessas cores com algumas manchinhas por todo o corpo.

5 – Adorado pelo universo das artes

Por um longo tempo esses cãezinhos ganharam a fama de grosseiros, escandalosos e mal humorados. Entretanto, há quem discorde dessa teoria. O poeta inglês Geoffrey Chaucer, autor dos Contos de Canterbury, escreveu em um de seus contos que o cocker spaniel inglês é um animal muito afetuoso. Para comprovar sua teoria, Chaucer escreveu que esses cãezinhos são amorosos “tanto quanto uma mulher em busca de um marido”.

6 – Temperamento alegre
Cheio de energia, alegria e entusiasmo, os cãezinhos dessa raça estão sempre prontos para brincar e se divertir com os tutores. O cocker spaniel inglês é um animal que adora interação humana e está sempre disposto a receber muito carinho.

7 – Precisam gastar energia

Por serem animais com bastante energia e disposição, os cocker spaniels precisam praticar exercícios físicos. Por isso, esse cãozinho precisa de pelo menos duas caminhadas ao longo do dia. Por ser um animal curioso, o cocker inglês pode mudar seu comportamento rapidamente caso sinta algum cheiro diferente, logo, o uso de coleiras é essencial em todos os passeios.

8 – Ele pode praticar esportes

Além das competições de obediência, os cockers ingleses são ideais para a prática de diversos esportes. Por sua resistência e agilidade, esse cãozinho se destaca em competições como tracking, corrida e canicross.

9 – Estrela de A Dama e o Vagabundo

O cocker spaniel faz parte do famoso clássico da Disney, A Dama e o Vagabundo. No filme, a Dama é uma adorável cadelinha da raça cocker spaniel inglês que vive cercada de mimos até fugir de casa. Após se aventurar pelo mundo, a cachorrinha conhece o Vagabundo, um vira-lata que ajuda Dama a sobreviver nas ruas.

10 – Latem com frequência

O cocker spaniel inglês tem um tendência a latir bastante, especialmente quando notam a presença de alguém estranho. Mas isso não significa que ele seja um cão de guarda, o cocker apenas late para sinalizar “perigo”.

Últimas notícias