metropoles.com

Festival CoMA mistura manifestação política e entretenimento

Ney Matogrosso, Maria Gadú, Fresno, Liniker e os Caramelows, BaianaSystem, Djonga, Scalene e Francisco, El Hombre passaram pelos palcos

atualizado

Compartilhar notícia

JP Rodrigues/ Metrópoles
Brasília (DF), 03/08/2019  – Evento: Festival Coma  –  Local Gramado da Furnate  Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 03/08/2019 – Evento: Festival Coma – Local Gramado da Furnate Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles - Foto: JP Rodrigues/ Metrópoles

A 3ª edição do festival Convenção de Música e Arte (CoMA) reuniu shows, atividades do universo da música e lazer em Brasília, de 2 a 4 de agosto. Foram mais de 50 atrações, entre artistas internacionais e nacionais.

Nomes de peso – como Ney Matogrosso, Maria Gadú, Fresno, Liniker e os Caramelows, BaianaSystem, Hamilton de Holanda Quarteto, Djonga, Scalene e Francisco, El Hombre – fizeram parte do circuito. Neste ano, além de entretenimento musical, a proposta da convenção foi discutir e fomentar o empreendedorismo musical.

0

A estrutura do festival contou com dois palcos principais no gramado da Funarte, uma tenda com palco secundário – chamada de Conexões –, shows no Planetário, Clube do Choro, um espaço de descontração e karaokê e redes penduradas nas árvores do local.

Também havia um espaço dedicado à celebração do orgulho LGBT. Food trucks, barracas de comidas variadas e bares estavam posicionados em lugares estratégicos, para as pessoas não precisarem andarem muito para comprar algo.

Música e política
O CoMA também foi palco para várias manifestações políticas. Nesse sábado (03/08/2019), Maria Gadú entoou falas de resistência, e o público a seguiu. Logo depois, Sonia Guajajara – vice do presidenciável Guilherme Boulos (PSol) na última eleição – subiu ao palco e discursou sobre demarcação de terras indígenas, a sobrevivência do povo, desmatamento e meio ambiente.

“Se você não quer se sensibilizar com a causa indígena, lute por você mesmo. Lute pela sua vida, defenda o meio ambiente.”

Sonia Guajajara

Enquanto o BaianaSystem animava a noite, a plateia gritava “resistência” e protestava contra o atual presidente da República, Jair Bolsonaro. Em alguns momentos, o público pediu por demarcação das terras indígenas.

0

Nesse domingo (04/08/2019), o rapper Djonga também usou sua apresentação para se manifestar. Como de costume em suas obras, ele deu ênfase na luta contra o racismo e discriminação socioeconômica. Ele apresentou com orgulho o álbum Ladrão, que em uma semana passou das 10 milhões de visualizações no YouTube.

“É a palavra ladrão ligada a um preto de uma forma diferente”, comentou o cantor ao falar do sucesso do disco, lançado em março deste ano.

0

A banda Francisco, El Hombre, também conhecida por seu posicionamento político, abriu uma roda enquanto tocava uma de suas músicas com fortes críticas políticas. Os músicos foram responsáveis por manter o público animado no encerramento do festival.

Responsabilidade socioambiental
O projeto arquitetônico foi pensado para atender às necessidades das pessoas com deficiência e dar mais conforto a esse público. Foram instaladas calçadas para espectadores usuários de cadeiras de rodas ou com dificuldades de locomoção.

Na praça de alimentação, havia mesas reservadas e banheiros adaptados. Além disso, espaços exclusivos com visão privilegiada dos espetáculos. A proposta, inclusive, também trouxe cadeiras de rodas, protetores de ouvidos – para autistas, visando ao conforto acústico durante os shows – e protetor solar – para pessoas com albinismo, lúpus e outras deficiências. Os cardápios estavam todos em braille e continham opções para intolerantes ao glúten e à lactose.

Em relação ao meio ambiente, a responsabilidade do festival começa desde a utilização do “eco copo” até o descarte correto do lixo gerado nos dias de evento, com coleta seletiva. A parte reciclável vai para uma cooperativa parceira, já os resíduos orgânicos viram compostagem. Além disso, para a cenografia, foram utilizados mobiliários feito de resíduos e estruturas de pallet e bambu.

Veja quem passou por lá:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?