Renata La Porta ensina como preparar coxinha e camarão caribenho

A chef premiada dá o passo a passo das duas receitas que a acompanham há 22 anos no Renata La Porta Buffet

Hugo Barreto/MetrópolesHugo Barreto/Metrópoles

atualizado 24/07/2019 17:57

Quem transita pelas festas mais badaladas e tradicionais de Brasília já está acostumado a se deliciar com os quitutes servidos no bufê comandado por Renata La Porta. Nesta semana, a chef abriu as portas de sua casa, no Lago Sul, para ensinar à coluna duas receitas favoritas do Renata La Porta Buffet: a coxinha e o camarão caribenho.

Coxinha
Um dos salgados mais queridos dos brasileiros, a coxinha de frango ganhou uma versão leve e cremosa nas mãos da banqueteira. O segredo para fazer o ícone nacional de uma forma diferente está nos ingredientes. Renata usa manteiga no lugar da margarina para garantir mais cremosidade. Outra tática: ela também reduz a quantidade de farinha de trigo do preparo.

A chef compartilha a receita completa da massa e do recheio do salgado. Ao Metrópoles, dá dicas essenciais para que o quitute fique igual ao servido no bufê. Para começar, é preciso ser ágil no preparo da massa, para que a farinha não endureça. A temperatura do óleo precisa estar bem quente, “mas não pode estar fervendo, para evitar que a coxinha fique torrada por fora e fria por dentro”, destaca.

Ingredientes
Frango
250 gramas de peito de frango
6 gramas de sal
700 mililitros de água filtrada

Recheio
15 mililitros de azeite
25 gramas de cebola ralada
15 gramas de manteiga
2 gramas de açafrão ou colorau
20 mililitros de vinho branco
1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora
1 pitada de sal refinado
3 gramas de caldo de galinha em pó
100 gramas de requeijão tipo catupiry
30 gramas de cebolinha picada

Massa
250 gramas de farinha de trigo especial
20 gramas de manteiga
20 mililitros de azeite
25 gramas de cebola triturada
25 gramas de caldo de galinha em pó
700 mililitros de água filtrada
15 gramas de caldo de galinha em pó
1 pitada de sal refinado
1 colher de sobremesa de manteiga (para abrir a massa)

Camarão caribenho
Há 22 anos, a banqueteira prepara jantares intimistas, festas de aniversário, formaturas e casamentos. O camarão caribenho foi uma das primeiras receitas servidas no bufê e se tornou um prato de muita importância na história de Renata.

“Foi um produto que conheci durante a NRA Show, a feira de alimentação mais importante de Chicago, nos Estados Unidos, quando eu ainda tinha lanchonete e nem sonhava em ter um bufê. Quando eu comecei o serviço de bufê, logo lancei o camarão e fez muito sucesso”, lembra.

Apesar de ser um prato mais sofisticado, a receita é simples e se tornou uma das mais pedidas. O preparo com o coco ressalta o sabor. A chef sugere molho de pimenta, balsâmico, rosé ou tamarindo como acompanhamento.

 

Ingredientes
500 gramas de camarão inteiro
Sal refinado a gosto
1 ou 2 gotas de pimenta Mendez ou similar
1 colher de café de tempero lemon and pepper
90 gramas de farinha de trigo especial
90 gramas de farinha de rosca
120 gramas de coco ralado
2 ovos inteiros
300 mililitros de água filtrada

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

SOBRE OS AUTORES
Claudia Meireles

Acumula temporadas de estudos nos Estados Unidos, França e Inglaterra. Em Nova York, trabalhou no mercado de artes. Após uma década vivendo no Rio de Janeiro, onde atuou na Galeria Luciana Caravello, decidiu retornar a Brasília. Atualmente assina uma coluna social no portal Metrópoles.

Bethânia Nunes

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Iesb em 2014. Trabalhou na produção da TV Brasília e no Correio Braziliense por três anos, onde atuou como repórter no site do veículo. Desempenhou a função de assessora de imprensa no Grupo Objetiva até março de 2018. Atualmente, produz a coluna de Claudia Meireles.

Últimas notícias