metropoles.com

Morre, vítima de Covid-19, ex-presidente da França e amigo de Diana

Eleito aos 48 anos, Valéry Giscard d’Estaing comandou o país europeu de 1974 a 1981. O político morreu aos 94 anos

atualizado

Compartilhar notícia

SERGE ARNAL/Gamma-Rapho via Getty Images
Valéry Giscard d'Estaing et la Princesse Diana
1 de 1 Valéry Giscard d'Estaing et la Princesse Diana - Foto: SERGE ARNAL/Gamma-Rapho via Getty Images

Considerado o ex-presidente mais longevo da história da França, Valéry Giscard d’Estaing morreu nessa quarta-feira (2/12), aos 94 anos. O político não resistiu às complicações da Covid-19. A triste notícia foi divulgada pelo Palácio do Eliseu, residência oficial do atual mandatário do país.

Eleito aos 48 anos, ele comandou a nação europeia de 1974 a 1981. O líder político ficou conhecido por trabalhar em prol da integração europeia no início dos anos 1970.

O ex-presidente morreu em uma propriedade familiar em Authon, comuna da França. Giscard havia sido internado em Tours, em razão de problemas cardíacos, teve alta e depois precisou retornar ao hospital.

Giscard deixa a mulher, Anne-Aymone Sauvage de Brantes, com quem era casado desde 1952. Juntos, eles tiveram quatro filhos: Jacinthe, Louis, Henri e Valérie-Anne. Seguindo o desejo do político, o funeral será realizado na mais estrita privacidade da família, conforme revelou a Fundação Valéry Giscard d’Estaing.

Valéry Giscard d'Estaing
Giscard entre os dois filhos Louis (à esquerda) e Henri (à direita)

Fundação homônima foi criada para o público “conhecer o período da história política, econômica e social da França e da Europa, à época em que o líder desempenhou um papel determinante”, escreveram no perfil do Twitter.

Ao saber da triste notícia, o ex-presidente Nicolas Sarkozy prestou condolências à família e enfatizou o legado do amigo: “Trabalhou toda a sua vida para reforçar as relações entre as nações europeias”.

“Suas políticas modernas e resolutamente progressistas marcarão por muito tempo seu legado”, afirmou Christophe Castaner, chefe do atual partido do presidente Emmanuel Macron.

De origem alemã, o político tinha como amiga a princesa Diana. Os dois tornaram-se próximos devido aos compromissos oficiais e de caridade. “Uma relação de confiança”, descreveu o ex-presidente em uma entrevista a um programa de TV, em 2010.

A amizade não passou despercebida diante das câmeras. É o caso da foto em que Lady Di e Giscard conversam em um jantar no Palácio de Versailles, em 1994. Enquanto chefiou a França, ele marcou presença em encontros com a rainha Elizabeth.

0

Para os franceses, Giscard sempre será conhecido como um reformador social pioneiro. Quando presidente, promoveu avanços na modernização da sociedade, ao permitir o divórcio por consentimento mútuo e reduzir a idade de voto para 18 anos.

Carismático e descontraído em relação aos presidentes antecessores, foi apelidado de VGE. Em um dos registros que demonstra a simpatia, o então presidente toca acordeão em um festival de música, em 1974. Comparecer a jantares no lar dos cidadãos era mais um costume do político.

O casal Anne-Aymone e Valéry Giscard d'Estaing
O casal Anne-Aymone e Valéry Giscard d’Estaing
Valery Giscard d'Estaing
Giscard era considerado um presidente descontraído e simpático, em relação aos antecessores
Angela Merkel, Valéry Giscard d'Estaing e Nicolas Sarkozy
Angela Merkel, Valéry Giscard d’Estaing e Nicolas Sarkozy

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?