Expert em tranças, cabeleireira Letícia Santana ensina tipos do penteado

Letícia Santana já trançou o cabelo das influenciadoras Gabi Prado, Monnike Falcão, Laura Valadão e a cantora Luiza (da dupla com Maurílio)

atualizado 25/09/2020 10:54

Trança Boxeadora Reprodução/Pinterest

Atemporal, prática, descontraída e estilosa. As qualidades podem muito bem ser dirigidas a qualquer tipo de trança. O penteado é uma carta na manga de quem não quer deixar as madeixas soltas ou surge como uma luz no fim do túnel quando é preciso dar um up nos fios em praticamente um estalar de dedos. Enquanto algumas mulheres conseguem trançar o próprio cabelo ou de uma amiga em poucos minutos, outras se veem perdidas e não sabem como começar.

Atenta às dúvidas femininas, a coluna Claudia Meireles pediu dicas de ouro à profissional requisitada pelas personalidades brasilienses. A cabeleireira Letícia Santana já trançou as madeixas das influenciadoras Gabi Prado, Monnike Falcão, Laura Valadão e Pyetra Torres, sem contar seu atendimento mais recente: a cantora sertaneja Luiza (da dupla com Maurílio).

Os modelos do penteado mais requisitados pela clientela de Letícia são trança embutida, lateral, boxeadora e rabo de cavalo com mechas entrelaçadas. Atualmente, ela presta seus serviços em domicílio, mas os primeiros penteados começaram como uma brincadeira sem perspectivas profissionais. “Tenho quatro irmãs. Aprendi a fazer as tranças ao arrumar o cabelo delas”, rememora.

Laura Valadão
Penteado do dia em que Monnike Falcão foi pedida em casamento por André Guedes
Cantora Luiza, da dupla com Maurílio
Cantora Luiza, da dupla com Maurílio

Quando as irmãs saíam ou mostravam o resultado do penteado nos perfis das redes sociais, a pergunta unânime, e que ainda costuma aparecer, sempre foi: “quem fez as tranças?”. Se algumas cabeleireiras preferem que os fios sejam lavados no dia anterior ao procedimento, Letícia opta por fazer no cabelo limpo. Nada de aplicar nas madeixas uma máscara de hidratação ou óleo capilar.

“Sempre peço para a cliente lavar os cabelos apenas com xampu e condicionador”, entrega Letícia. Outro truque da profissional surge na hora de secar os fios. Se for uma trança em todo o comprimento, pode deixar as madeixas secarem naturalmente. Caso o penteado demande mais elaboração, entra em ação o secador, explica a expert.

De acordo com a profissional, cabelos lisos pedem tranças mais soltas, por serem fáceis de executar sozinha em casa. Enquanto nos fios cacheados e crespos vale apostar em diversos tipos do penteado por segurarem o entrelaçado melhor. Ao eleger o penteado para uma ocasião especial, Letícia alerta sobre investir em produtos específicos para que a trança fique bonita e intacta por muito mais tempo. Não esqueça do gel e do spray fixador de cabelo.

Gabi Prado
Gabi Prado com as tranças feitas por Letícia Santana
Letícia Santana
A expert Letícia Santana
Laura Valadão
Laura Valadão deu um up nas tranças
Pyetra Torres
Penteado feito em Pyetra Torres

A seguir, confira o passo a passo para fazer uma trança lateral, embutida ou boxeadora em casa, sem necessitar de uma mãozinha. Antes de começar a dividir as mechas, tenha por perto presilhas ou elásticos. “Use um prendedor que deixe o penteado bonito e de fácil manuseio”, instrui a cabeleireira.

Preparadas para aprender a fazer uma trança?

Embutida

1 – Primeiramente, desembarace os fios;
2 – Comece separando uma mecha do topo da cabeça, próximo à franja (mas, sem incluí-la). Nesta etapa, utilize os dedos indicador e médio;
3 – Divida a mecha em três partes;
4 – Trance a mecha normalmente duas vezes, ou seja, leve a porção da esquerda ao centro;
5 – Em seguida, faça o mesmo com a parcela da direita;
6 – Novamente, a mecha da direita e, agora, da esquerda;
7 – Repita esse processo, incorporando a trança, de pouco a pouco, ao restante do cabelo;
8 – Quando finalizar, prenda conforme quiser.

Lateral

1 – Como na trança embutida, desembarace os cabelos;
2 – Depois, separe a mecha lateral e prenda os fios que não irá utilizar no penteado;
3 – Divida a mecha em três partes;
4 – Após a terceira etapa, passe a porção da esquerda por cima da mecha do centro;
5 – Depois, passe a parcela da direita por cima da mecha do meio;
6 – Siga cruzando as madeixas na mesma ordem;
7 – Trance os fios até as pontas;
8 – A dica que evita desmanchar é não ficar puxando a trança para baixo.

Boxeadora

O modelo tornou-se queridinho das mulheres em 2019.

1 –  Desembarace os fios;
2 – Comece separando duas mechas do topo da cabeça, próximo à franja (mas, sem incluí-la). Nesta etapa, utilize os dedos indicador e médio;
3 – Divida cada mecha em três partes;
4 – Trance a mecha normalmente duas vezes, ou seja, leve a porção da esquerda ao centro.
5 – Em seguida, faça o mesmo com a parcela da direita;
6 – Novamente, a mecha da direita e, agora, da esquerda;
7 – Repita esse processo, incorporando à trança, de pouco a pouco, o restante do cabelo;
8 – Quando finalizar, prenda como preferir.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias