metropoles.com

Foro de SP condena Brasil por invasão à embaixada da Venezuela

Grupo que reúne partidos de esquerda na América Latina acusou o governo de “apoiar um ato ilegal de um grupo golpista”

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
de46cddf-501c-4ee7-b10c-835ca54e46bd
1 de 1 de46cddf-501c-4ee7-b10c-835ca54e46bd - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Foro de São Paulo, organização criada em 1990 e que reúne partidos e organizações de esquerda da América Latina, emitiu nota condenando a invasão à embaixada venezuelana em Brasília por partidários do líder opositor Juan Guaidó, que se autoproclama presidente interino do país e rechaça a autoridade de Nicolás Maduro.

Em nota, o Foro de São Paulo, que reconhece apenas a autoridade de Maduro, escreveu que denuncia “energicamente a invasão da embaixada da Venezuela no Brasil por forças ilegítimas que se dizem representantes de Juan Guaidó, ilegalmente autoproclamado presidente da Venezuela, e repudiamos as ações dos cidadãos brasileiros envolvidos”.

Assinada pela secretária executiva da organização, Monica Valente, a nota foi divulgada em espanhol nas redes sociais do Foro de São Paulo. “Condenamos a atuação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil por apoiar um ato ilegal de um grupo golpista, contrariando as normas internacionais e a Convenção de Viena. Chamamos a todos os partidos e movimentos políticos a denunciar aos órgãos internacionais a exigir a imediata desocupação da embaixada da Venezuela no Brasil”, diz ainda o texto.

O Brasil reconhece o parlamentar opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, mas é obrigado por regras internacionais a proteger a embaixada comandada por Maduro, que é o presidente de fato do país vizinho.

Oficialmente, o Brasil condenou a invasão e até o presidente Jair Bolsonaro se manifestou nesse sentido. Por outro lado, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, fez uma série de postagens no Twitter em apoio ao grupo que entrou no prédio na madrugada desta quarta-feira (13/11/2019).

Ao longo do dia, manifestantes de esquerda e apoiadores de Guaidó se provocaram em frente do prédio, localizado na 803 Sul, em Brasília.

O Foro de São Paulo costuma ser citado constantemente por Bolsonaro e seus aliados como um grande perigo por ter, segundo eles, a intenção de instaurar o socialismo no continente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?