Bolsonaro cria Dia Nacional da Sukyo Mahikari, religião japonesa

Movimento foi fundado em 1959 por Yoshikazu Okada, em Tóquio. A crença é baseada no budismo

Carolina Antunes/PRCarolina Antunes/PR

atualizado 21/10/2019 11:38

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) criou o Dia Nacional da Sukyo Mahikari. A religião japonesa será celebrada em 27 de fevereiro. A Lei nº 13.892, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (21/10/2019), versa sobre o tema.

Sukyo Mahikari (luz da verdade, em português) é um movimento religioso fundado em 1959 por Yoshikazu Okada, em Tóquio. A crença é baseada no budismo.

Em julho, o Congresso aprovou a criação da data. A comemoração ficou instituída para 27 de fevereiro. A homenagem foi proposta pela deputada Leandre (PV-PR).

A religião tem sedes em 75 países e conta com cerca de um milhão de integrantes ativos. Segundo cálculos do grupo, são aproximadamente mil templos no Japão e 300 no exterior, sendo 129 na América Latina. No Brasil, são 59 em 18 unidades da Federação.

A lei é assinada pelo presidente Bolsonaro e pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro.

SOBRE O AUTOR
Otávio Augusto

Formado em jornalismo pelo Centro Universitário ICESP. Trabalhou nos jornais Alô Brasília e Correio Braziliense, onde passou pelas editorias de Cidades, Política e Brasil. Foi setorista de Saúde por dois anos. Tem interesse pelos temas de direitos humanos e meio ambiente, além de política e economia. No seu tempo livre, aprecia esportes, como corridas ao ar livre. É repórter do Metrópoles desde fevereiro de 2019.

Últimas notícias