Promessas de ano novo: como manter uma vida saudável em 2020

Professor de educação física da Bodytech dá dicas para cumprir as metas durante o próximo ano

atualizado 07/01/2020 11:47

Divulgação

Em todo fim de ano é comum as pessoas traçarem metas para os próximos 365 dias que estão por vir. Dentre esses objetivos, a prática regular de atividade física e alimentação saudável estão entre os primeiros lugares no ranking de propósitos de ano novo, mas, nem sempre, essas promessas são cumpridas.

Diversos motivos interferem na missão de ir à academia regularmente e, por isso, essa se torna uma das pendências mais corriqueiras.

Para conseguir cumprir a promessa, é importante se organizar e seguir algumas dicas. O professor da Bodytech em Brasília, Fabyo Gomes, explica que o primeiro passo é escolher um exercício em que a pessoa se sinta confortável fazendo e sinta prazer em inseri-lo na rotina diária. Além disso, devem-se traçar metas realistas.

Não adianta planejar perder muitos quilos sendo que as obrigações do dia a dia não deixam sobrar tempo para estar na academia com regularidade. “Para manter o foco eu indico colocar metas a serem batida, como, por exemplo, perder 3kg em duas semanas, baixar 2% de gordura corporal em um mês e assim por diante”, aponta o profissional.

Por isso, organizar o tempo também é uma parte essencial para fazer dar certo. Fabyo enfatiza que não é necessário treinar em locais próprios todos os dias, então fica mais simples se planejar para estar na academia ao menos três vezes por semana e manter outros hábitos saudáveis no restante dos dias. “Desde que mantenha a dieta, não precisa estar na academia todos os dias. Claro que se quiser aperfeiçoar os resultados seria bom todos os dias, deixando apenas um dia para descanso”, aconselha o professor da Bodytech.

Sem sair de casa

Uma das principais dificuldades encontradas pelas pessoas é conciliar a academia com as outras obrigações. “Os alunos sempre reclamam de não conseguirem ajustar a atividade física com a rotina de trabalho e família”, revela Fabyo Gomes. Mas o fato é que não precisa, necessariamente, sair de casa para praticar exercícios físicos. Polichinelo, agachamentos, flexões, pular corda, mergulho no banco, abdominais, prancha, são algumas opções para fazer no conforto do lar. “Hoje temos uma vasta
variedade de exercícios funcionais que dão para fazer um ótimo treino em casa”, afirma o professor.

Antes de iniciar as atividades, vale lembrar que é importante fazer uma avaliação física com um profissional. Quando for treinar em casa, faça um aquecimento para que o sangue circule e evite lesões. No máximo 10 minutos de exercícios aeróbicos, são suficientes. Para isso, pode pular corda, fazer polichinelos, correr no bairro, entre outros.

Para não lesionar algum membro e alcançar melhores resultados, deve-se, ainda, procurar o auxílio de algum profissional para te acompanhar nesses exercícios em casa ou então pesquisar o movimento correto dos exercícios. Isso permite um aproveitamento melhor da atividade, fazendo com que os músculos evoluam com mais facilidade.

Últimas notícias