Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Ciência

Arqueólogos encontram carruagem de bronze com 2,5 mil anos na Espanha

A carruagem norteia melhor como era Tartessos, uma civilização da Idade do Bronze tardia localizada mais ao sul da Península Ibérica

01/07/2026 12:46, atualizado 01/07/2026 17:56
Divulgação/Ayuntamiento de Guareña
Imagem colorida de carruagem de bronze achada na Espanha - Metrópoles

Arqueólogos encontraram um pedaço intacto de uma carruagem de bronze com 2,5 mil anos. O achado ocorreu no sítio arqueológico Casas del Turuñuelo, em Guareña, na Espanha, e faz parte da oitava campanha de escavações do local. Os resultados da expedição foram divulgados pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas, em coletiva realizada na última semana.

A peça norteia melhor para os especialistas como era Tartessos, uma civilização da Idade do Bronze tardia localizada mais ao sul da Península Ibérica e marcada pela interação entre as comunidades locais e colonizadores fenícios. As informações são do portal Greek Reporter.

Entre as peças encontradas, há parte da carroceria de uma carruagem cerimonial e duas rodas. Todas estão intactas. Nelas, é possível ver desenhos de criaturas míticas, além de duas figuras masculinas localizadas na sustentação do veículo. De acordo com a codiretora da investigação, Esther Rodríguez, o achado é inédito. 

“Não existe atualmente nenhum exemplar comparável na Península Ibérica. Embora existam alguns paralelos parciais no meio etrusco, nenhum apresenta as características decorativas e construtivas documentadas nesta peça”, afirma a prefeitura de Guareña, em comunicado.

Após a descoberta, espera-se que novas escavações sejam realizadas na região, pois os arqueólogos acreditam que há mais peças históricas no local.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Imagem colorida de carruagem de bronze achada na Espanha - Metrópoles
Imagem mostra detalhes da carruagem