Artemis II: confira novas imagens do lado oculto da Lua
Entre as imagens, os astronautas da Artemis registraram uma inédita do lado oculto da Lua e de uma cratera lunar gigante, a Bacia Orientale
atualizado
Compartilhar notícia

Durante a viagem em volta da Lua, os astronautas da missão Artemis II capturaram imagens inéditas do satélite natural. Entre as fotos estão registros do lado oculto da Lua – ou seja, a região que não enxergamos da Terra – e até de um eclipse solar ocorrido no espaço. Os momentos foram divulgados pela Nasa na noite dessa segunda-feira (6/4) e na manhã dessa terça-feira (7/4).
São quatro fotografias ao todo, sendo o maior destaque a imagem que mostra parte do lado oculto da Lua com a Terra ao fundo.
“A humanidade, do outro lado. Primeira foto do lado oculto da Lua. Capturada de Órion enquanto a Terra se põe no horizonte lunar”, destaca a Nasa, em post divulgado nas redes sociais.
Em outra, a tripulação conseguiu capturar o momento em que na órbita lunar o satélite natural eclipsa o Sol. Já nas duas últimas é possível ambos os lados lunares, tanto o visível da Terra (à direita da imagem) quanto o oculto (à esquerda da imagem, onde há “buracos”. Nelas também há o registro inédito da Bacia Orientale, uma cratera lunar gigantesca formada há quase 4 bilhões de anos.
“O lado visível da Lua é identificável pelas manchas escuras que cobrem sua superfície, criadas no início da história lunar, quando ela era vulcanicamente ativa. A grande cratera a oeste dos fluxos de lava é a Bacia Orientale, uma cratera com quase 965 quilômetros de diâmetro que se estende pelos lados visível e oculto da Lua”, explica a Nasa.
Após as imagens históricas, a tripulação iniciou os protocolos de retorno à Terra. A expectativa é que a cápsula caia no mar, próximo à costa da cidade de San Diego, na sexta (10/4), às 21h07 (horário de Brasília).








