metropoles.com

Weintraub mostra reportagens já desmentidas sobre drogas. Veja

Para provar fala sobre existência de plantações de maconha em universidades, ministro usou acusações já descartadas

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Weintraub tirando óculo de meme
1 de 1 Weintraub tirando óculo de meme - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Convocado para esclarecer acusações sobre plantações de maconha e laboratórios de drogas sintéticas em universidades federais em audiência na Câmara dos Deputados na manhã desta quarta-feira (11/12/2019), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, admitiu que achou na internet as “provas” que levou para a Comissão de Educação. “Fiz um trabalho rápido, à noite. É fácil fazer esse trabalho”, disse, enquanto mostrava vídeos tirados do YouTube.

O material traz reportagens de emissoras como Globo e Record, além de registros de reportagens em sites. As matérias mostram casos já conhecidos, como uma operação policial de 2017 em uma área vizinha à Universidade de Brasília onde foram encontrados pés de maconha.

A instituição inclusive já repudiou a referência do ministro ao episódio, informando que as plantas não estavam em área da universidade e que os alunos acusados foram absolvidos na Justiça.

A exibição dos vídeos por Weintraub levou a um intenso bate-boca na audiência, com o deputado federal Marcelo Freixo (PSol-RJ) inclusive deixando o plenário em protesto.

O Metrópoles isolou o trecho em que o ministro mostra as reportagens. Veja:

Compartilhar notícia