metropoles.com

Sem tradutor, Bolsonaro não entende árabe e ri: “Era coisa boa”

Problema técnico impediu presidente de acompanhar discursos na língua local, durante conferência de negócios, ocorrida em Abu Dhabi

atualizado

Compartilhar notícia

Clauber Cleber Caetano/PR
27/10/2019 Seminário Empresarial Brasil-EAU
1 de 1 27/10/2019 Seminário Empresarial Brasil-EAU - Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Enviado especial a Abu Dhabi – Um problema técnico impediu que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) conseguisse acompanhar integralmente um evento de promoção de investimentos no Brasil, do qual foi estrela na manhã deste domingo (27/10/2019), em um hotel de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Sentado entre duas autoridades do país anfitrião (foto em destaque), o chefe do Executivo brasileiro teve dificuldades técnicas com seu fone de tradução, fornecido pela organização do Seminário Empresarial Brasil-EAU, e não conseguiu entender a maior parte do discurso do ministro de Estado emiradense, Ahmed Al Sayegh, que durou cerca de 10 minutos.

Após tentar resolver o impasse por alguns instantes com a ajuda do chanceler Ernesto Araújo, que estava a uma cadeira de distância, Bolsonaro riu da situação. Em entrevista após o seminário, brincou com o ocorrido:

“Minha fisionomia é sempre de alegria, de felicidade. Não estava entendendo o que se falava, pois tinha um problema com o tradutor, então, pedi ajuda, obviamente”, resumiu. “Mas a minha fisionomia demonstrava satisfação, porque eu sabia, mesmo sem saber o que estava sendo falado, que era boa coisa a respeito do Brasil”, completou.

Lost in translation

Bolsonaro não foi a última vítima dos discursos em língua estrangeira. A organização do evento, à cargo de uma associação de empresários locais e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parece ter sido traída pelo sucesso do seminário, pois não havia tradutores suficientes para as cerca de 500 pessoas presentes, sendo pelo menos 100 empresários brasileiros.

A imprensa brasileira, por exemplo, não pode confirmar se o ministro emiradense falou mesmo “coisa boa a respeito do Brasil”, pois não foi contemplada com os aparelhos.

Na hora de Bolsonaro discursar, aliás, empresários árabes foram até a mesa de imprensa tentar conseguir tradutores, já que os jornalistas brasileiros não precisariam deles para entender o presidente.

Em sua fala, Bolsonaro se disse “um homem de coração aberto, estendendo a mão aos senhores, pedindo que confiem em nosso país” e convidou os árabes a investir no Brasil em negócios como o megaleilão do pré-sal, previsto para novembro.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações