Regina Duarte atacou o povo Yanomami com um post no Instagram durante o fim de semana. A atriz, apoiadora declarada de Jair Bolsonaro (PL), colocou em dúvida o fato de as crianças indígenas estarem sofrendo com desnutrição.
“A infância desamparada dos Ianomamis [sic], uma gente criada à base de mandioca, feijão, verduras e peixe”, escreveu a artista. A população Yanomami, principalmente as crianças, tem sofrido de desnutrição severa, malária e contaminação por mercúrio por causa do avanço de garimpos ilegais em Roraima.

Nos comentários do post, seguidores rebateram a fala de Regina. Uma das críticas foi feita por Elisa Lucinda, que afirmou que a postagem dela é cruel. “Onde será que foi morar a Regina amorosa que conhecíamos? Que postagem é essa?!”, questionou.

Regina DuarteMichael Mello/Metrópoles

Regina é ex-secretária de Cultura do governo de Jair BolsonaroReprodução

Ao anunciar a saída de Regina Duarte do governo, o presidente Jair Bolsonaro declarou que a atriz seria nomeada para comandar a Cinemateca Brasileira, em São Paulo. No entanto, a nomeação nunca virou realidadeReprodução

Ao menos 570 crianças Yanomamis morreram por causas evitáveis durante os últimos 4 anos, segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sonia GuajajaraCondisi-YY/Divulgação

Funai distribui 35 toneladas de alimentos no território YanomamiDivulgação Funai e Ministério da Defesa

Militar em atendimento a criança indígenaDivulgação/ Exército Brasileiro

Governo federal decretou estado de emergência em terra indígena YanomamiDivulgação/ Exército Brasileiro

Crianças Yanomami em situação de desnutrição na Terra Indígena YanomamiWeibe Tapeba/Sesai/Divulgação
Paulo Betti também se manifestou e definiu a atitude da colega como algo inexplicável. “Você é mãe, avó! Respeite a inteligência de quem lê suas postagens e te segue! Respeite o povo Yanomami!”, pediu o ator.
A atriz Ângela Vieira também criticou o post feito por Regina Duarte. “Tenha respeito! O que está acontecendo com os Yanomamis não é um achismo, é um fato lamentável!”, escreveu.