Luciano Szafir terá que fazer cirurgia no intestino após Covid-19

Problema é consequência do tratamento para a embolia pulmonar, que o ator teve que se submeter durante internação

atualizado 26/07/2021 9:38

Luciano SzafirReprodução

O ator Luciano Szafir, de 52 anos, conseguiu vencer a Covid-19 pela segunda vez, após 32 dias internado, mas ainda precisará passar por cirurgias para reconstruir o intestino.

Em entrevista ao Fantástico, nesse domingo (25/7), o médico João Pantoja, que cuidou de Szafir no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro, contou que o problema na região surgiu como consequência do tratamento para a embolia pulmonar. O uso dos anticoagulantes causou uma perfuração em uma alça intestinal que fez sangrar na cavidade abdominal.

“É muito grave. Ele poderia ter feito uma sepse fulminante. Ele estava em uso de corticoide, que é uma medicação que reduz a inflamação e reduz a resposta imunológica da pessoa também. Ele teve que ser operado às pressas. Foi feita então uma remoção desse segmento do intestino que estava isquemiado, e ele teve que fazer então uma colostomia”, explicou. 

“No dia 14 de julho, após a extubação, ele teve um quadro de dor abdominal súbita de novo. Teve um sangramento no local da colostomia, e passou por mais uma cirurgia, menos invasiva, mas para evitar novos coágulos”, completou.

0

O ator afirmou que encara a recuperação como uma segunda chance. “Não dá para descrever. Não dá para descrever o quão próximo… Eu achei que eu ia embora. O intubar foi a pior coisa da minha vida. Lembro que falei: não sei se saio daqui”, lembrou o ator.

“Tenho aí uma luta aí pela frente de alguns meses. Depois eu tenho que fazer muita cirurgia para reconstruir o intestino, mas tudo bem. É um dia de cada vez. Abro o olho hoje, e a primeira coisa que eu faço é agradecer à vida”, disse ele que perdeu 15 quilos enquanto estava internado.

Últimas notícias