metropoles.com

Luciano Huck comemora ano novo judaico e explica origem da tradição

Nem todo mundo sabe, mas o apresentador é de família judia e costuma celebrar a data sempre

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Luciano Huck
1 de 1 Luciano Huck - Foto: Reprodução

Assim como outros judeus, Luciano Huck comemora o ano novo judaico nesta sexta-feira (18/09) e aproveitou a data para explicar a origem e a importância da tradição.

A família materna do apresentador é praticamente toda judia, sendo seu avô, Mauricio Grostein, proveniente da cidade de Ekaterinoslav, na União Soviética, local hoje conhecido como Dnipro, na Ucrânia.  O casamento de Huck com Angélica, que é católica, foi celebrado nas duas religiões.

A contagem dos anos no judaísmo é feita pelo calendário lunar, por isso é diferente do gregoriano. O ano lunar tem 354 dias, 11 a menos dos 365 contados normalmente. Para ajustar, alguns anos têm um mês a mais no calendário judaico, que atualmente está no ano 5781.

“Hoje é Rosh Hashaná, o ano novo judaico. É a data mais importante do calendário judaico, importante para todos os judeus em qualquer canto deste planeta. Diferentemente das festas de Réveillon, o Rosh Hashana não tem fogos de artifício ou cores para dar sorte e oferendas para Iemanjá. É uma celebração que envolve uma profunda meditação, profunda reflexão sobre o passado”, comenta o apresentador em um vídeo postado nas redes sociais.

0

“Tudo o que ficou para trás importa, tenha se concretizado ou não. É o momento onde o judeu para pra avaliar seus erros, e é a chance de se redimir dos pecados perante a Deus. A partir desse balanço existencial que a gente planeja o futuro e um ano melhor. As festas de Rosh Ashana são realizadas em família, com refeições tradicionais que geralmente são acompanhadas de maçã e mel, que simbolizam para que o ano seja doce… nesse encontro, não pode faltar a chalá, o pão judaico que também contribui para que o ano seja doce”, diz, explicando o ritual da comemoração.

“Desejo um feliz ano novo a todos pelas tradições judaicas. Para que seja um ano acima de tudo, e um ano doce para todos. Vamos aproveitar esta semana para pensar nos nossos erros do passado, para que a gente não os cometa no futuro. E que a gente tenha um ano melhor para todos”, conclui Luciano.

Compartilhar notícia