Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Celebridades

Kim Kataguiri se pronuncia após caso com DiaTV: "Patrulha da censura"

Participação de Kim Kataguiri em quadro político da DiaTV rendeu uma onda de críticas ao canal e terminou com o cancelamento do programa

30/07/2026 11:46, atualizado 30/07/2026 11:52
Elaine Menke/Câmara do Deputados
O deputado federal Kim Kataguiri (UNIÃO-SP) discursa na tribuna da Câmara dos Deputados, diante de microfone - Metrópoles

O deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP) se pronunciou após a confusão envolvendo uma entrevista concedida por ele ao canal DiaTV, na última terça-feira (28/7). Em nota oficial publicada nesta quinta-feira (30/7), o político citou censura e criticou a onda de cancelamento contra a emissora.

“Uma parte do seu público é extremista e intolerante e agora está tentando cancelar o programa, o canal e o apresentador. Tudo porque os produtores cometeram o crime de convidar um político de direita para conversar”, diz um trecho da nota.

Leia o comunicado completo:

Fui convidado e o time do canal DiaTV me recebeu muito respeitosamente para uma entrevista que, na minha opinião, foi muito produtiva e profissional.

Entretanto, uma parte do seu público é extremista e intolerante e agora está tentando cancelar o programa, o canal e o apresentador. Tudo porque os produtores cometeram o crime de convidar um político de direita para conversar.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

Eu me oponho a essa patrulha da censura e, por isso, vou disponibilizar a íntegra do programa aqui no meu perfil do X para que todos possam assistir e ver que não houve problema algum no programa inteiro.

Entenda a confusão

Segundo entrevistado do programa, Kataguiri (foto em destaque) esteve no Simplificando Entrevista na última terça-feira (28/7) e foi entrevistado por Gui Sampaio. Após o papo ser divulgado, os envolvidos receberam uma onda de críticas, incluindo de profissionais do próprio canal.

Wanessa Wolf, por exemplo, inflamou a onda de críticas quando demonstrou incômodo com a postura da DiaTV, alegando que a emissora não deveria “ceder espaço” para o deputado.

“O mais problemático nessa situação é não contrapor a ideia do Kim, que é um ser desprezível. Ele vem com uma linha política totalmente diferente da DiaTV, que é um espaço totalmente inclusivo, acolhedor com pessoas de minorias sociais, me sinto super à vontade lá, tem pessoas de todos os tipos”, disparou.

Pronunciamentos

Com a onda de críticas, Gui Sampaio, que conduziu a entrevista com Kataguiri, alegou que a ideia do quadro era levar pessoas de diversos lados políticos. O problema, para ele, foi a condução da conversa com o deputado.

“A gente teve uma decisão editorial que era para deixar a entrevista fluir muito mais com o entrevistado falando do que tendo um contraponto do entrevistador. Agora, repito, a gente já percebeu que foi um erro, mas a gente queria que ele falasse o que ele precisava e que a gente tivesse um senso crítico, que a gente formasse esse senso crítico de criticá-lo”, alegou.

“Hoje eu vejo que foi incorreto, que a gente devia ter feito sim um combate, na hora, junto com o Kim Kataguiri, daquilo que estava sendo dito por ele”, finalizou.

Kim Kataguiri se pronuncia após caso com DiaTV: “Patrulha da censura” - destaque galeria
6 imagens
Deputado Kim Kataguiri (Partido Missão)
Kim Kataguiri se pronuncia após caso com DiaTV: “Patrulha da censura” - imagem 3
Kim Kataguiri celebra prisão de ex-presidente do INSS
Kim Kataguiri (União Brasil-SP)
Deputado Kim Kataguiri na CPMI do INSS
Kim Kataguiri é um dos líderes do MBL
1 de 6

Kim Kataguiri é um dos líderes do MBL

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Deputado Kim Kataguiri (Partido Missão)
2 de 6

Deputado Kim Kataguiri (Partido Missão)

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Kim Kataguiri se pronuncia após caso com DiaTV: “Patrulha da censura” - imagem 3
3 de 6

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Kim Kataguiri celebra prisão de ex-presidente do INSS
4 de 6

Kim Kataguiri celebra prisão de ex-presidente do INSS

Divulgação/TV Senado
Kim Kataguiri (União Brasil-SP)
5 de 6

Kim Kataguiri (União Brasil-SP)

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Deputado Kim Kataguiri na CPMI do INSS
6 de 6

Deputado Kim Kataguiri na CPMI do INSS

FOTO: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiaFoto

Programa é cancelado

Em paralelo, a DiaTV anunciou o cancelamento do quadro. Em nota publicada no Instagram, o canal disse que “seguirá sendo um espaço comprometido com a comunidade que sempre esteve com eles”.

“O programa nasceu com o propósito jornalístico de ouvir posições diferentes e promover um debate público mais amplo. Seguimos acreditando no valor do diálogo. Mas ficou claro que a forma como isso se deu feriu a comunidade que construiu esta casa. E isso pesa mais do que qualquer outro propósito”, completa a nota.