Glória Menezes esteve no 1º filme brasileiro indicado ao Oscar
Glória Menezes morreu nesta terça-feira (18/8), aos 91 anos, na casa onde morava, no Rio de Janeiro

Além de marcar a história da dramaturgia brasileira, Glória Menezes também fez parte de um momento histórico do cinema nacional: a primeira indicação do Brasil ao Oscar. A façanha ocorreu com O Pagador de Promessas, longa que representou o país na premiação. Glória morreu nesta terça-feira (18/8), aos 91 anos, de causas naturais.
Dirigido por Anselmo Duarte, o clássico fez história ao se tornar a primeira produção brasileira e sul-americana indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro — atual Melhor Filme Internacional. A indicação ocorreu na 35ª cerimônia do Oscar, realizada em 1963. O filme, no entanto, não levou a estatueta. O prêmio ficou com a produção francesa Sempre aos Domingos.
No longa, Glória Menezes interpretou Rosa, esposa do protagonista, Zé do Burro, vivido por Leonardo Villar. O elenco também contou com nomes como Geraldo Del Rey, Dionísio Azevedo, Norma Bengell e Antônio Pitanga.
O Pagador de Promessas acompanha Zé do Burro, um homem simples e devoto de Santa Bárbara que vive em uma pequena propriedade no sertão baiano ao lado da mulher, Rosa. Quando o burro dele é atingido por um raio, Zé faz uma promessa à santa para que o animal sobreviva: carregar uma pesada cruz de madeira até a Igreja de Santa Bárbara, em Salvador.
O animal se recupera, e Zé parte para cumprir a promessa. Ao chegar à capital baiana, porém, enfrenta uma série de obstáculos para conseguir entrar na igreja com a cruz, incluindo a oposição ferrenha do padre Olavo. A jornada transforma a promessa de fé em um conflito marcado por intolerância, preconceito e choque entre diferentes formas de compreender a religião.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesMorte de Glória Menezes
Glória Menezes, uma das maiores artistas da televisão brasileira, faleceu aos 91 anos nesta terça-feira (18/8). A atriz morreu em casa, no Rio de Janeiro, de causas naturais.
Com distinta carreira na televisão brasileira, marcou gerações ao estrelar as novelas Corpo a Corpo (1984), Senhora do Destino (2004), Páginas da Vida (2006) e A Favorita (2008). O último trabalho em folhetins foi em Totalmente Demais (2015), quando interpretou a personagem Stelinha Bastos.
Após se afastar das novelas, Glória Menezes levou uma vida tranquila no Rio de Janeiro, próxima aos filhos. Ela fez raras aparições em 2024 e 2025, mostrando-se sorridente e bem cuidada pela família.
Viúva do ator Tarcísio Meira, Glória tinha três filhos: João Paulo e Maria Amélia, do primeiro casamento com Arnaldo Brito, e Tarcísio Filho, fruto da união com o ator Tarcísio Meira.





















