Quem foi Glória Menezes, ícone das novelas e do cinema brasileiro
Glória Menezes, 91 anos, morreu em casa nesta terça-feira (18/8)

Atriz de grande filmes e dramas da teledramaturgia brasileira, Glória Menezes morreu nesta terça-feira (18/8) aos 91 anos. Ela tornou-se conhecida por protagonizar novelas de sucesso, como Rainha da Sucata (1990) e Senhora do Destino (2004).
Segundo a assessoria da atriz, ela morreu em casa, no Rio de Janeiro, de causas naturais.
Glória Menezes também se destacou pelo papel de Rosa em O Pagador de Promessas (1962), grande clássico do cinema brasileiro. O longa foi o único filme do país a receber a Palma de Ouro no Festival de Cannes e o 1º a ser indicado ao Oscar.
Após se afastar das novelas, Glória Menezes, levou uma vida tranquila no Rio de Janeiro, próxima à família. Ela foi casada com o ator Tarcísio Meira, que morreu há cinco anos, em agosto de 2021, vítima da Covid-19. Juntos, eles tiveram um filho, Tarcísio Filho.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesEla também tinha dois filhos do antigo casamento com Arnaldo Brito, com quem ela se casou bem jovem, aos 18 anos, em uma união arranjada pela família. Nos últimos anos, ela fez raras aparições em 2024 e 2025, mostrando-se sorridente e bem cuidada pela família.
Glória Menezes: ícone da dramaturgia brasileira
Glória Menezes, nome artístico de Nilcedes Soares de Magalhães, nasceu em 19 de outubro de 1934. Uma das grandes damas da dramaturgia brasileira, Glória Menezes teve uma carreira de mais de 50 anos marcada por algumas das produções mais memoráveis na TV aberta, no cinema e no teatro.
Aos seis anos, mudou-se com a família para São Paulo, onde concluiu os estudos e ingressou na Escola de Artes Dramáticas da Universidade de São Paulo (USP). Em 1959, realizou o primeiro espetáculo profissional, atuação que lhe rendeu o prêmio de Atriz Revelação em um festival promovido pelo diretor Antunes Filho.
Em 1960, a atriz foi convidada pelo cineasta Anselmo Duarte para integrar o elenco do filme O Pagador de Promessas, lançado em 1962 e vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. No ano seguinte, protagonizou, ao lado de Tarcísio Meira, 2-5499 Ocupado, a primeira novela diária da televisão brasileira.
Ao longo da carreira, o casal estrelou diversas produções juntos, entre elas Sangue e Areia (1967), Rosa Rebelde (1969), Irmãos Coragem (1970), Espelho Mágico (1977), Guerra dos Sexos (1983) e Torre de Babel (1998).
A atriz também marcou gerações ao estrelar as novelas Corpo a Corpo (1984), Rainha da Sucata (1990), Senhora do Destino (2004), Páginas da Vida (2006) e A Favorita (2008). O último trabalho nos folhetins foi em Totalmente Demais (2015), quando interpretou a personagem Stelinha Bastos.
Glória Menezes e Tarcísio Meira
Os dois se casaram em 1962 e permaneceram juntos até a morte do ator, em agosto de 2021. À época, ambos foram internados com Covid-19. Glória teve um quadro mais brando e se recuperou, mas Tarcísio, com um estado mais agravado, não resistiu.
A atriz morreu exatamente cinco anos e seis dias após o companheiro. Juntos, tiveram um filho: Tarcísio Filho, ator nascido em 1964.
Na televisão, Glória e Tarcísio trabalharam juntos em mais de 20 das 40 produções da atriz para a TV aberta. Entre os papéis marcantes está Roberta Leone, de Guerra dos Sexos, personagem que contracenava com Felipe, interpretado por Tarcísio.

































