metropoles.com

Quarentena: não deixe que a bateria do carro fique arriada

O equipamento precisa de funcionamento para não dar problema. Mas é preciso cuidado para escolher o lugar onde o motorista vai dar a partida

atualizado

Compartilhar notícia

A pandemia do novo coronavírus, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), fez com que a quarentena fosse adotada em todo o mundo. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), já disse que as aulas podem voltar somente em junho. Ou seja, a situação deve demorar para mudar. E isso afeta até o seu carro.

Com a maioria da população em casa, saindo só em casos realmente necessários, os automóveis ficaram parados nas garagens. Se o motorista não sabe, isso tem tudo para se tornar um problema.

O tempo de inatividade pode afetar diversas partes do veículo. Um dos resultados pode ser a bateria “arriada”. Ainda que o veículo esteja desligado, o equipamento continua se desgastando.

Determinadas funções dos sistemas elétricos dependem dela constantemente, como alarme, rádio, relógio digital e painel. Mesmo que a carga fornecida a esses mecanismo seja pequena, a logo prazo, a bateria ficará descarregada.

Como manter a carga em dia

Conforme a vida útil da bateria passa, para evitar a descarga, mantenha o cabo negativo desconectado. Mas só por um tempo determinado: no máximo, 10 dias. Posteriormente, conecte o cabo e ligue o veículo uma vez por semana, durante 30 minutos, ou diariamente por 10 minutos.

Antes de fazer isso, porém, observe se existe algum impedimento. Alguns automóveis não podem ficar com a bateria desconectada. A informação pode ser encontrada no manual do veículo.

Lembre-se: dê partida somente em locais bem arejados, para que os gases do escapamento se dispersem. O monóxido de carbono liberado apresenta enorme conexão química pela hemoglobina do sangue, o que pode levar à asfixia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?