*
 

Carnaval é sinônimo de quatro dias, sem contar os bloquinhos pré e pós-feriado, intensos, sem descanso. Muitas pessoas querem aproveitar ao máximo e nem pensam nos cuidados necessários com a saúde.

Afinal, é festa, é alegria, é diversão, mas não vale esquecer: existe o dia de amanhã. O exagero de bebidas alcoólicas, comidas pesadas — e nem sempre saudáveis — que acontece no período de folia pode sim te deixar baqueado. Junte isso com noites mal dormidas, muita exposição ao sol e falta de hidratação para o combo “do mal” ficar completo.

Para você não perder o ânimo e manter a saúde em dia, o Metrópoles conversou com a nutricionista Keila Dias para saber quais alimentos o folião deve consumir antes, durante e após o Carnaval. A especialista também deu dicas para evitar a queda da imunidade e combater a famosa, e temida, ressaca.


Antes

Tenha em mente as seguintes bebidas: água, água de coco e sucos. Sim, a hidratação começa antes dos dias de diversão. O importante é guardar para ter – o mesmo vale para energia.

“É importante manter uma alimentação equilibrada nos dias que antecedem as festas. Foque em alimentos mais específicos para aumentar a disposição. Saladas, frutas e carboidratos, como batata doce, macaxeira, pães integrais, aveia. Antioxidantes também são importantes e estão presentes nos legumes. Não precisa comer mais. Melhorando a qualidade, já vai ser possível observar resultado no ganho de energia”, explica Keila.


Durante

Lembra da hidratação? Ela continua sendo sua melhor amiga nesta fase também. Além disso, a especialista recomenda um café da manhã reforçado nos dias de folia. Você deve perder bastante líquido e energia com a agitação e as altas temperaturas.

“Neste momento, a alimentação precisa ser rica em carboidratos completos para te ajudar a ter energia. Saladas cruas têm fibras, as proteínas também são necessárias. Dê preferência aos grelhados e assados, evite comidas gordurosas, processadas e de difícil digestão. Nada de feijoada, por exemplo. Ingira coisas leves”, recomenda a profissional.

Para as pessoas que vão ficar fora o dia inteiro, ela aconselha carregar um lanchinho para não passar mal. Uma barra de cereal, frutas práticas (banana, mexerica, maçã). Beba água de coco, suco de limão e suco verde. Eles serão bem-vindos para ajudar na desintoxicação.

Depois

Invista pesado nos sucos detox, mantenha a alimentação equilibrada, tome sorvetes e picolés de frutas. Isso vai ajudar a aumentar a glicose.

“Depois da ingestão de bebida alcoólica, a glicose sofre uma queda brusca. Para ajudar na ressaca, consuma muita água de coco e evite alimentos gordurosos”, diz a nutricionista.

Comeu alguma coisa estragada durante a folia? Entre com probiótico, indicado por um médico ou nutricionista, e soro caseiro (duas colheres de açúcar, uma colher de sal e um copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada.


Dicas
  • Antes de o Carnaval começar, aconselho tomar uma dosagem de glutamina pela manhã. A suplementação melhora muito a imunidade e pode ser encontrada facilmente em lojas especializadas. Alimentos ricos no composto: carnes, peixes, ovos, feijão, ervilha. Antioxidantes também melhoram a imunidade. Podem ser encontrados em frutas e saladas cruas.
  • Beba com moderação.
  • Não fique muito tempo sem comer. Você pode ter hipoglicemia e ter tonturas, chegando a desmaiar, em alguns casos.
  • Evite comidas fortes, gordurosas e fritas.
  • Hidrate-se. Água não pode ser esquecida. Está bebendo cerveja, por exemplo? Intercale com água de coco ou água.
  • Dê preferência aos grelhados.
  • Suco verde e suco de limão ajudam na ressaca.