*
 

Os tradicionais Baratona e Raparigueiros já fazem a festa no Eixo Monumental nesta terça-feira (13/2) de Carnaval. Os blocos arrastam uma multidão e agitam Brasília.

Segundo a Polícia Militar, por volta das 20h, 70 mil pessoas ocupavam o Eixo Monumental. Até o momento, não foram registradas ocorrências graves.

 

O funcionário público Valterci Silva, 42 anos, se diverte no Bloco dos Raparigueiros pela primeira vez. Apesar de morar em Brasília desde que nasceu, ele conheceu o Carnaval de rua da capital da República somente no ano passado. “Gostei do Babydoll de Nylon em 2017 e agora estou conhecendo o Raparigueiros”, contou. Ele acrescentou que viu “algumas correrias”, por causa de brigas entre os foliões. Mas, minimizou o incidente. “Não fico assustado. Confusões são normais porque o pessoal bebe demais”, diz.

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

 

 

Amiga de Valterci, a estudante Beatriz Marques, 21, também desfila no bloco pela primeira vez. Mas, por outro lado, ela está assustada por causa das sucessivas troca de socos. “Apesar de o local estar bem policiado, há muita confusão. Isso me deixa com receio”, lamentou.

Confusões
Por volta das 19h, algumas brigas isoladas ocorreram no Raparigueiros. A PM presente no local atuou rapidamente para dispersar os conflitos.

 

 

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

Confusão entre foliões no Raparigueiros

 

Michael Melo/Metrópoles

 

Transporte público
O sistema rodoviário funcionará normalmente, e 150 ônibus extras reforçam a demanda.

Nesta terça (13), os coletivos seguem a tabela de domingo. Na Quarta-Feira de Cinzas (14), rodarão nos horários normais do sistema.

Na Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), há mudança nos horários de funcionamento. Nesta terça (13) o transporte funciona até a meia-noite. Amanhã (14), circula das 6 horas às 23h30.

Além disso, para atender o fluxo maior de passageiros, foi planejado um reforço do número de carros — pode chegar a até 16 em horários de pico. Quando a circulação for menor, o número será determinado com base em avaliação da quantidade de pessoas.

Limpeza
Quanto à limpeza pública, equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recolheram 63.785 quilos de resíduos deixados pelos foliões de sexta (9) a segunda (12). Pelo menos 515 garis participaram da operação, e 25.062 sacos foram utilizados na coleta do lixo.

Desfile de domingo
No último domingo (11), 70 mil pessoas desfilaram nos dois grupos, ao som da banda Patakundum e Trem das Cores. Um homem foi preso, por volta das 19h daquele dia, no bloco Baratona. Ele portava uma faca quando foi abordado por policiais. A Polícia Militar encaminhou o suspeito para a 5ª Delegacia de Polícia (Área Central). No entanto, poucos minutos depois, o rapaz já estava novamente na rua.

A PM registrou brigas pontuais. No Posto de Atendimento, um homem pediu assistência médica por conta de ferimentos que teriam sido causados por arma branca.

 

 

 

COMENTE

eixo monumentalbaratonaraparigueiros
comunicar erro à redação

Leia mais: Carnaval