Caso Master: Vorcaro e ex-presidente do BRB são submetidos a acareação

Acareação foi encerrada por volta das 21h30. Diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Ailton de Aquino, foi dispensado

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Carla Sena – Arte/Metrópoles
Montagem de fotos de Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB, e o banqueiro Daniel Vorcaro
1 de 1 Montagem de fotos de Paulo Henrique Costa, ex-presidente do BRB, e o banqueiro Daniel Vorcaro - Foto: Carla Sena – Arte/Metrópoles

O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e o ex-presidente do BRB (Banco de Brasília) Paulo Henrique Costa participaram de acareação na noite desta terça-feira (30/12) no Supremo Tribunal Federal (STF).

Os dois passaram a ser ouvidos juntos após serem identificadas contradições nos depoimentos colhidos pela Polícia Federal (PF) durante a tarde.

Também ouvido nas oitivas, o diretor de Fiscalização do Banco Central (BC), Ailton de Aquino, foi dispensado da acareação.

Os depoimentos individuais foram colhidos ao longo de quase sete horas. Começaram às 14h e só foram a encerrados por volta das 21h.

Vorcaro foi o primeiro a ser ouvido. Ele falou por quase três horas enquanto Paulo Henrique Costa e Ailton Aquino esperavam.

Por volta das 17h30, começou o depoimento do ex-presidente do BRB, que acabou cerca de duas horas depois. O diretor do BC foi ouvido até por volta das 21h.

As oitivas, conduzidas pela delegada Janaína Palazzo, da Polícia Federal (PF), ocorreram na sede do STF. Um juiz auxiliar do gabinete do ministro Dias Toffoli, relator do caso no STF, acompanhou os depoimentos. Com o fim da etapa, a expectativa é de uma possível decisão do ministro Dias Toffoli sobre o caso.

O outro lado

Em nota, a defesa de Paulo Henrique Costa, ‘mantendo o respeito ao sigilo das investigações, esclarece que não houve contradições entre seu depoimento e o de Daniel Vorcaro, mas apenas percepções distintas sobre os mesmos fatos”.

“A acareação realizada foi breve e suficiente para esclarecer essas diferenças. Paulo Henrique Costa foi ouvido por mais de duas horas, respondeu a todos os questionamentos e sempre destacou que sua atuação se deu no âmbito de decisões técnicas, colegiadas e formalmente documentadas, indicando os registros que comprovam a correção e a regularidade de sua atuação como presidente do Banco BRB.

Paulo Henrique Costa permanece à disposição das autoridades e confia que a análise técnica e objetiva dos documentos e procedimentos adotados permitirá o pleno esclarecimento dos fatos, reafirmando seu compromisso com a legalidade, a governança e o interesse institucional”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?