Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Policiais do Bope terão prêmio em dinheiro por fuzis apreendidos; veja

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), anunciou que para cada fuzil tirado da rua, equipes de agentes serão bonificadas em R$ 5 mil

27/05/2025 08:58, atualizado 27/05/2025 09:00
Compartilhar notícia
Ernesto Carriço/Governo do Rio
Imagem colorida de Policiais do Bope recebem gratificação por apreensões de fuzis - Metrópoles

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou, nessa segunda-feira (26/5), que agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) irão receber em junho uma bonificação relativa à apreensão de fuzis. O primeiro montante, de R$ 120 mil, será dividido por 26 PMs pela apreensão de 24 armas de longo alcance.

Segundo o decreto do governador, publicado em 2023, serão pagos R$ 5 mil para cada equipe que retirar um fuzil das ruas.

“Criei esse bônus não apenas como uma forma de estímulo aos policiais, o que já é muito importante, mas também como uma ação estratégica dentro do plano de redução da letalidade policial. No ano passado, as forças estaduais de segurança apreenderam 732 fuzis; este ano, somente a Polícia Militar já apreendeu 264”, explica Castro.

Veja vídeo

Do processo de apreensões de fuzis até o pagamento do bônus há uma série de protocolos determinados pelo decreto. Por exemplo,:é necessário um laudo pericial da arma, feito pelo Departamento Geral de Polícia Técnico-Científica da Polícia Civil, que deverá ser juntado ao procedimento policial que originou a apreensão do fuzil.

Ainda de acordo com o decreto, o policial militar ou civil, quando afastado disciplinarmente do exercício regular de suas funções, fica impedido de ser contemplado com a premiação enquanto durar seu afastamento.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters