metropoles.com

Vídeo: PF volta a incendiar balsas de garimpeiros no Rio Madeira

Operação ocorreu no trecho do rio que passa pela cidade de Borba (AM), célebre pela luta de MMA entre prefeito e ex-vereador

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Arquivo pessoal
garimp
1 de 1 garimp - Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Lanchas da Polícia Federal voltaram a abordar e incendiar balsas de garimpeiros fluviais no Rio Madeira, no Amazonas, na tarde desta quarta-feira (15/12). Uma operação contra o garimpo ilegal na região começou no final de novembro deste ano e resultou inicialmente na destruição de 131 embarcações. Após semanas de intervalo, os agentes federais estão voltando a agir.

A Operação Uiara foi deflagrada pela Polícia Federal e por órgãos ambientais no dia 28 de novembro, após a repercussão internacional de paredões de balsas garimpeiras em um trecho do Rio Madeira na altura do município de Autazes, a 100 km de Manaus.

A ação desta quarta ocorre mais acima no rio, na altura de Borba (AM). Veja imagens enviadas ao Metrópoles por garimpeiros da região, que mostram os policiais chegando de lancha e ordenando a desocupação imediata das embarcações:

A PF e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que coordenam a operação, ainda não divulgaram novo balanço de balsas apreendidas e destruídas.

O garimpo no Rio Madeira ocorre há décadas, mas tem se intensificado nos últimos meses, o que provocou a reação do poder público.

Cidade da briga política

A operação da PF nesta quarta ocorre em Borba, cidade amazônica que ficou famosa nesta semana depois que o prefeito local, Simão Peixoto (PP), subiu no ringue para enfrentar o desafeto político e ex-vereador Erineu Alves Da Silva, conhecido como Mirico, em uma luta de MMA com público e tudo.

Relembre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?