Vídeo. Óleo volta a aparecer no litoral cearense após dois meses

A contaminação atingiu todos os nove estados do Nordeste, além de praias do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, em 2019

atualizado 30/12/2019 17:07

Manchas de petróleo cru foram detectadas entre a noite do domingo (29/12/2019) e a manhã desta segunda-feira (30/12/2019), no litoral cearense. Desta vez, os locais atingidos são as praias de Caetanos de Cima e Caetanos de Baixo, no município de Amontada; e da Barra do Poço Velho, em Itapipoca. A região fica no litoral Oeste do Ceará. As informações são do G1.

De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), feito na sexta-feira, 980 pontos já foram atingidos pelas manchas de óleo. A contaminação atingiu todos os nove estados do Nordeste, além de praias do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

Em vídeos divulgados nas redes sociais, pescadores cearenses mostram o acúmulo do material misturado a pedras e algas, na orla do município. “Já tinha aparecido no início de outubro, só que era em pouquíssima quantidade. Dessa vez tem mais”, explica a Rede de Turismo Comunitário de Caetanos de Cima. Confira o Vídeo.

O Ibama mudou a metodologia para registrar os locais e passou a considerar áreas menores de costa para registrar os avistamentos dos vestígios de óleo – e isso fez com que houvesse um crescimento no número de locais atingidos em novembro e dezembro.

Últimas notícias