metropoles.com

Veja as exigências para velórios em meio ao novo coronavírus

Ministério da Saúde divulgou cartilha com uma série de recomendações para familiares e amigos seguirem ao enterrar um parente

atualizado

Compartilhar notícia

Uma das principais mudanças que ocorreram em meio à pandemia do novo coronavírus foi a forma de se despedir de entes queridos.

A enxurrada de mortes por Covid-19 – já são mais de 1,5 mil – e a facilidade de contágio incentivaram autoridades a exigir algumas medidas ao enterrar familiares. O objetivo é não transformar um momento já extremamente doloroso, em que se vela alguém querido, em um risco de contágio.

Em cartilha, o Ministério da Saúde informou que não recomenda velórios e funerais de pacientes confirmados, ou mesmo suspeitos, da Covid-19.

Mas caso isso aconteça, é preciso que familiares e amigos tomem algumas medidas para se prevenir de possíveis infecções. Acesse a íntegra do documento aqui.

É o caso de manter o caixão fechado durante toda a cerimônia. Ou evitar a presença de pessoas que pertençam ao grupo de risco, como idosos e portadores de doenças crônicas.

Além disso, a pasta aponta que é necessário conter aglomerações: a recomendação é de que o enterro ocorra com, no máximo, 10 pessoas.

Decretos estaduais

A cartilha apresentada pelo Ministério da Saúde tem apenas recomendações. Isso significa que nada é obrigatório.

Contudo, governos estaduais e municipais têm adotado os conselhos e decretado exigências, o que obriga a população local a cumprir.

A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, além de restringir para 10 o número máximo de pessoas, limitou o tempo de permanência no local a uma hora.

Segundo dados divulgados nessa terça-feira (14/04) pelo governo de São Paulo, a capital paulista registra 456 mortes por causa da doença. Ao todo, o estado tem 608 óbitos.

Na capital federal, só dois parentes assistiram ao enterro de um idoso de 82 anos vítima do novo coronavírus. O funeral ocorreu no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

Recentemente, a Campo da Esperança decidiu seguir as recomendações das autoridades e suspendeu velórios para corpos com suspeita do novo coronavírus. Nesses casos, há apenas o sepultamento, com a urna fechada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?