metropoles.com

Vacinação para profissionais de educação começa neste sábado em SP

Imunização para trabalhadores do setor estava prevista para 12 de abril; aulas presenciais retornam na quarta (14/4) em todo o estado

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
Vacina Covid - Saúde inclui professores no grupo prioritário da vacina contra a Covid
1 de 1 Vacina Covid - Saúde inclui professores no grupo prioritário da vacina contra a Covid - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

São Paulo – O governo de São Paulo antecipa, de segunda-feira (12/4) para este sábado (10/4), a vacinação para profissionais da educação a partir de 47 anos.

Serão disponibilizadas 350 mil doses aos trabalhadores do setor nesta primeira fase de campanha. Professores, diretores, merendeiras e outros poderão ser vacinados contra a Covid-19 (veja a lista abaixo).

Dessa maneira, a imunização é válida para trabalhadores de escolas das redes públicas estadual e municipal e também para os da privada. O avanço em dias está em alinhamento com o calendário de retorno das aulas presenciais no estado de São Paulo, marcado para quarta-feira (14/4), com 35% da capacidade.

Nos dias 12 e 13 de abril, as unidades de educação estarão abertas para orientação aos pais de alunos e reorganização dos espaços.

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, afirma que as escolas são ambiente seguro para a volta às aulas. “Educação é [serviço] essencial, já temos um decreto. Mesmo na fase emergencial, não fechamos nossas escolas. Atendemos centenas de milhares de pessoas com alimentação, equipamentos e uso de espaço”, disse.

Como se cadastrar

Para receber a vacina, o profissional da educação deve se cadastrar (neste link), com número de CPF, nome completo e e-mail. Na sequência, receberá um link no endereço virtual indicado e será necessário validá-lo para dar continuidade. 

Posteriormente, haverá um processo de análise e, caso seja validado, o trabalhador receberá, também por e-mail, o comprovante “Vacina Já Educação”. O governo informa que o documento terá um QR Code para verificação de autenticidade.

Para ser imunizada, a pessoa precisa apresentar o comprovante “Vacina Já Educação”, juntamente com RG e CPF. A vacinação não será possível com a ausência dos documentos.

No entanto, o cadastramento não garante o agendamento da vacina. Trata-se, nesta etapa, de uma autorização para que o trabalhador possa receber o imunizante. O governo recomenda atenção ao calendário de vacinação dos respectivos municípios.

Segundo a gestão estadual, cerca de 280 mil profissionais do público-alvo estão cadastrados para receberem a vacina a partir deste sábado.

Público-alvo

A partir deste sábado, os seguintes profissionais da educação com a idade a partir de 47 anos poderão ser imunizados:

  • Secretários;
  • Auxiliares de serviços gerais;
  • Faxineiros;
  • Mediadores;
  • Merendeiros;
  • Monitores;
  • Diretores;
  • Vice-diretores;
  • Professores da educação básica;
  • Professores coordenadores pedagógicos; e
  • Professores temporários
    0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?