União Brasil se manifesta sobre afastamento do ministro Celso Sabino

O União Brasil anunciou, nesta quarta-feira (8/10), o afastamento do ministro do Turismo, Celso Sabino, por permanecer no governo Lula

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Metrópoles entrevista o Ministro de Turismo, Celso Sabino - Metrópoles
1 de 1 Metrópoles entrevista o Ministro de Turismo, Celso Sabino - Metrópoles - Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

O União Brasil informou que a suspensão cautelar do ministro do Turismo, Celso Sabino, das atividades partidárias será encaminhada ao Conselho de Ética. A decisão foi tomada após o ministro anunciar a permanência no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo a nota oficial, “o caso será encaminhado ao Conselho de Ética, que terá 60 dias para se manifestar quanto ao mérito das representações”, conforme prevê o estatuto do partido.

A sigla também reforçou o compromisso com a “transparência das suas decisões e o respeito à vontade dos seus filiados”, alegando atuar sempre com responsabilidade para “preservar a coerência com os seus princípios e valores”.

Além disso, o União Brasil acrescentou que foi deliberada a intervenção do Diretório Estadual do Pará, de Sabino, que passará a ser conduzido por uma comissão provisória interventiva.

Rompimento com Lula

O União Brasil anunciou uma federação com o PP, visando consolidar candidatura de direita à Presidência em 2026. Dessa forma, os partidos passarão a funcionar como um só pelos próximos quatro anos.

Nesse sentido, ambas as siglas romperam com o governo e determinaram que qualquer filiado com cargo na máquina pública federal abandone o posto.

O presidente do União Brasil, o advogado Antônio de Rueda, tinha estipulado 19 de setembro como prazo para Sabino abandonar o Ministério do Turismo, sob pena de punição por infidelidade partidária.

Nesta quarta, Sabino discordou do rompimento. “O caminho que o partido adotou não é o certo, é uma decisão açodada. Não resta dúvida se que esse [Lula] é o melhor projeto. Eu fico até ano que vem, porque pretendo ser candidato ao Senado”, explicou.

O ministro do Esporte, André Fufuca, foi afastado do PP. Ambos perderam o controle dos diretórios estaduais — Sabino, no Pará, e Fufuca, no Maranhão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?