metropoles.com

TSE cassa chapa do PL em Cascavel (PR) por fraude em cota de gênero

Os ministros negaram provimento de recurso do PL por entender que a candidata usada para compor cota era “laranja”

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia da posse do ministro Alexandre de Moraes
1 de 1 Fachada do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia da posse do ministro Alexandre de Moraes - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou a chapa completa de candidatos a vereador pelo PL de Cascavel, no Paraná, por fraude na cota de gênero. A candidatura de Érica Terezinha Kottwitz Claro foi considerada “laranja” pela Corte. Assim, os mandatos dos vereadores eleitos em 2020, Aldonir Cabral e Celso Dal Molin, devem ser cassados para que os suplentes assumam.

A Corte Eleitoral manteve, por unanimidade, decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), que havia determinado a cassação dos mandatos dos dois vereadores do PL. Além disso, a candidata Érica Terezinha, que não obteve um voto sequer na eleição, foi punida com oito anos de inelegibilidade e condenada por fraude.

O processo no TSE foi de relatoria do ministro Carlos Horbach. O recurso especial com provimento negado partiram de candidatos e eleitos para o cargo de vereador pelo PL. Eles contestaram a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que cassou os registros de candidatura por considerar que a legenda praticou fraude à cota de gênero para o cargo nas eleições de 2020 no município.

Lei das Eleições

O estímulo à participação feminina por meio da chamada cota de gênero está previsto no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições. Segundo o dispositivo, cada partido ou coligação deve preenhcer o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais.

Em conformidade com a previsão legal, a Justiça Eleitoral elegeu o tema como prioridade, tendo promovido diversas ações no sentido de fomentar a participação feminina na política, tais como campanhas, seminários e até encontros internacionais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?