Versão digital de documento de transferência de veículos já está valendo

Certificado de Registro de Veículo (CRV), o antigo DUT, agora só será emitido de forma digital. Saiba como funcionará

atualizado 04/01/2021 17:34

DetranDivulgação/Detran-DF

O Certificado de Registro de Veículo (CRV), antigamente chamado de DUT, agora é digital. A novidade foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 24 de dezembro, mas só começou a valer nesta segunda-feira (4/1).

O CRV, agora, se junta ao Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), que também deixou de ser impresso.

A modalidade digital do CRV não anula a validade dos documentos já expedidos em papel-moeda e que se encontram em boa condição. Com a novidade, o documento de registro do veículo poderá ser acessado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Os documentos expedidos em papel só serão substituídos pela modalidade digital em caso de alteração de característica de veículos, ou quando o motorista desejar mudar de localidade.

Diante da nova versão do certificado, os motoristas que, a partir desta segunda, forem registrar a transferência de um veículo farão a solicitação de uma Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo em meio digital (ATPV-e) junto ao Departamento de Trânsito de seu estado. A autorização também vale para compra de veículos

O motorista que realizar a transferência deverá fornecer dados pessoais para a autorização. De posse do documento, compradores e vendedores terão que procurar um cartório para que a firma seja reconhecida. A promessa é de que, após o procedimento, o CRV digital já esteja disponível em até um dia útil.

Últimas notícias