Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Trama golpista: STF condena Cid a 2 anos de prisão em regime aberto

A Primeira Turma do STF codenou, nesta quinta-feira (11/9), o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por golpe de Estado

11/09/2025 18:55, atualizado 11/09/2025 19:56
Compartilhar notícia
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Imagem colorida, Mauro Cid

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira (11/9) o tenente-coronel Mauro Cid (foto em destaque) a dois anos no regime aberto. O ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi o delator da ação penal da trama golpista atrelada a Bolsonaro e outros sete réus, por isso foi lhe concedido uma pena menor.

O ministro relator Alexandre de Moraes definiu pena a Cid e foi acompanhado, integralmente, pelos magistrados Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux.

Confira os detalhes do julgamento de Bolsonaro e outros 7 réus:

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) fechou em 4 a 1 o julgamento da trama golpista, condenando o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados dele por crimes como organização criminosa e golpe de Estado. É a primeira vez que um ex-presidente do Brasil é condenado por crimes contra a democracia.

Após o voto do ministro Luiz Fux, que discordou dos colegas de Supremo Alexandre de Moraes e Flávio Dino, os ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin votaram, na tarde desta quinta, e fecharam a condenação pelo placar de 4 a 1.