TJRJ anula sessão que elegeu novo presidente da Alerj

Desembargadora da Justiça do RJ considerou irregular a sessão que elegeu Douglas Ruas como presidente da Alerj

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução/Alerj
Imagem colorida mostra Douglas Ruas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Douglas Ruas - Metrópoles - Foto: Reprodução/Alerj

A Justiça do Rio de Janeiro anulou, na noite desta quinta-feira (26/3), a sessão que elegeu o deputado estadual Douglas Ruas (PL) como novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

A decisão de considerar a eleição irregular foi da desembargadora Suely Lopes Magalhães. Na manhã desta quinta, o presidente em exercício da Casa, Guilherme Delaroli (PL), convocou a sessão extraordinária, após reunião de líderes partidários e sob críticas da oposição.

Único candidato nesta quinta, Ruas foi eleito por 45 votos a 0. 

Parlamentares de oposição boicotaram a votação e sequer registraram presença ou voto. O PSD, partido do pré-candidato ao governo e ex-prefeito da capital Eduardo Paes, acionou o Tribunal de Justiça do Rio para tentar impedir a disputa. Além da sigla, o PDT também ingressou com mandados de segurança pedindo a invalidação do pleito.

Na decisão, a desembargadora Suely Lopes Magalhães considerou irregular a sessão da eleição.

A magistrada entendeu que uma eventual eleições só deve ocorrer após o reprocessamento da totalização dos votos das Eleições 2022, para o cargo de deputado estadual na vaga de Rodrigo Bacellar, presidente afastado da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), anulando os 97.822 votos recebidos por ele.

Eleição de Douglas Ruas

A eleição como presidente da Alerj poderia fazer o deputado Douglas Ruas assumir interinamente o governo do Rio de Janeiro. O parlamentar é pré-candidato ao Palácio Guanabara.

A eleição de Douglas Ruas reforça uma estratégia do PL de ampliar a visibilidade do ex-secretário de Cidades da gestão Castro para as disputas de outubro. A troca no comando da Alerj tornou-se necessária após a cassação do mandato de Rodrigo Bacellar (União) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao tomar posse no comando da Alerj, Douglas Ruas elogiou o vice-presidente da Casa, Guilherme Delaroli (PL), que presidiu interinamente a Assembleia desde o afastamento de Bacellar. Ele também agradeceu aos colegas pela votação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?