Testes com caças da FAB chamam atenção durante sabatina de Kassio Marques

Enquanto indicado ao STF falava a parlamentares, aeronaves sobrevoavam Congresso. Treinamento é para apresentar novo modelo, o F-39E Gripen

atualizado 21/10/2020 11:08

Caça Gripen sobrevoa o Congresso NacionalHugo Barreto/Metrópoles

Um treinamento da Força Aérea Brasileira (FAB) durante a sabatina de Kassio Marques no Congresso, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), despertou a curiosidade de parlamentares, jornalistas e servidores.

Na manhã desta quarta-feira (21/10), o novo caça da FAB, F-39E Gripen, o caça F5  e o helicóptero Black Hook sobrevoaram por quase uma hora a área central do Plano Piloto e do Congresso Nacional.

0

Segundo a FAB, a aeronave multimissão realiza, nesta semana, voos de treinamento para a apresentação oficial, que ocorrerá nesta sexta-feira (23/10), durante a cerimônia de homenagem ao Dia do Aviador e da FAB.

“Essa é uma unidade de testes que está realizando, sob coordenação da Saab [empresa sueca fabricante do avião], campanha de ensaios em voo na sede da Embraer, em Gavião Peixoto (SP)”, explica o órgão.

O novo caça está sendo empregado nas atividades de desenvolvimento conjunto realizadas no parque industrial brasileiro, por cooperação entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset).

A previsão de entrega à FAB das primeiras aeronaves operacionais é para o fim de 2021. A primeira aeronave multimissão F-39E Gripen chegou ao Porto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), em 20 de setembro.

Há quatro semanas, a aeronave fez o primeiro voo no Brasil. Em 24 de setembro, ela decolou do Aeroporto Internacional de Navegantes para a fábrica da Embraer em São Paulo.

A data para a apresentação oficial marca a realização do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906. Santos Dumont é considerado o Pai da Aviação.

Últimas notícias