*
 

Moradores do litoral catarinense foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira (13/4) com um tremor de terra que alcançou 3,6 pontos na escala Richter. O abalo foi confirmado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) e ocorreu às 9h28, a 100 quilômetros da Ilha de Santa Catarina, no oceano. Pelo menos 13 localidades na Grande Florianópolis sentiram o tremor. Por enquanto, não há registros de danos por conta do episódio.

A Defesa Civil local recebeu pelo menos 40 ligações logo após o tremor. Segundo moradores, a terra tremeu por cerca de três segundos. “Eu achei que era um caminhão passando, mas ainda pensei: que caminhão enorme, porque tremeu bastante”, contou Elisângela Fagundes Fernandes, moradora do bairro Córrego Grande.

Luciano Pinto usou o twitter para perguntar se mais gente tinha sentido a terra tremer. Já Isadora Sanchez foi às redes sociais para descobrir o que estava ocorrendo: “Eu acabei de sentir minha casa toda tremer.”

 

Em Blumenau, a mais de 140km de Florianópolis, moradores também disseram ter sentido o tremor. A Defesa Civil de Santa Catarina informou que está averiguando a situação nos municípios. No início do mês, moradores catarinenses já tinham sentidos efeitos de um terremoto que teve epicentro na Bolívia.

O tremor de 3,6 pontos desta sexta-feira em Santa Catarina foi o maior registrado no país este ano e é considerado leve para os padrões internacionais. Em dezembro do ano passado, um terremoto de 4,3 pontos foi registrado na fronteira entre Peru e Brasil.

 

 

COMENTE

FlorianópolisAbalo sísmicoterremoto SC
comunicar erro à redação

Leia mais: Brasil